Como manter a forma no fim de ano

 

Fim de ano chegou e com ele vem amigo secreto, happy hour, natal, réveillon e confraternizações de todos os tipos. Como manter a linha em meio a tantas guloseimas?

Podemos dizer que para manter o peso nas festas de fim de ano, a palavra chave é moderação.

No happy hour com os amigos é interessante pedir porções fontes de proteínas e preferencialmente grelhadas. Substitua aquela batata frita por porções de carnes, frango ou até suínos. Muitos lugares possuem opções de carnes grelhadas e também aquelas que são servidas no réchaud com vinagrete e farofa. Se puder escolher, deixe aquele pãozinho de lado.

Invista em porções menores e coloque sempre uma quantidade razoável em seu prato para que tenha idéia da quantidade que está ingerindo. Muitas vezes perdemos a noção da quantidade que ingerimos quando petiscamos alimentos em grupo.

Outra recomendação importante é sobre o consumo de bebidas alcoólicas. Elas não fornecem nutrientes ao organismo e são altamente calóricas, cerca de 1g de álcool fornece 7kcal. Não é necessário deixar de tomar aquela bebida que adora, mas é importante que haja moderação, pois a maioria das pessoas incha bastante quando bebe. Isso acontece porque o álcool é considerado tóxico para nosso corpo. Em defesa, o corpo retém líquido para minimizar esse efeito nocivo.

Não pule as refeições. No natal é normal esperar as 0h para poder se esbaldar na ceia. O ideal é se alimentar bem durante todo dia, para evitar a compulsão e não extrapolar nas quantidades.

Hidrate-se. Hidratação é importante antes, durante e depois das festas. Procure beber água, água de coco e sucos naturais de frutas para repor os sais minerais e nutrientes perdidos.

É normal ouvir das pessoas “Com tanta coisa boa, pra que vou comer salada?”. Comer de forma saudável é um hábito. Hábitos são desenvolvidos dia-a-dia, não importa se é natal, réveillon ou outra data comemorativa é importante consumir esses alimentos. Coma um pouco, mas coma. Não deixe as festas burlarem seus hábitos e comportamentos com relação à comida.

Exagerou no dia anterior? O fígado pode ficar sobrecarregado tanto pelo excesso de bebida quanto pelo de comida, desta maneira tente consumir alimentos como abacaxi, melancia, gengibre, sucos verdes, menos açúcar possível, e claro, praticar sempre atividade física.

Ana Beatriz Nicoletti é Nutricionista e escreve no Acontece Botucatu