O que você faz para ter uma alimentação mais saudável?

 

Mesmo sabendo o que deve ser feito para ter uma alimentação mais equilibrada, muitas pessoas acabam não aplicando o conhecimento no dia-a-dia. Algumas usam como desculpa a vida corrida onde as responsabilidades familiares e no trabalho tomam tempo e outras acreditam que ter uma vida saudável exige muita dedicação. Mas não é bem assim.

Durante o processo de mudança de comportamento em relação à alimentação é importante que o indivíduo valorize pequenos passos ao invés de grandes saltos. Deve-se buscar sucessos modestos, um após o outro.

Para iniciar é importante entender que o ambiente que vivemos, influencia diretamente nosso comportamento, sendo assim, muitas vezes precisamos modificar a condições ambientais que impedem nossa mudança, por exemplo:

Ao fazer compras no supermercado, substitua as junk foods (biscoitos recheados, salgadinhos, refrigerantes) por alimentos mais saudáveis e verdadeiros como iogurtes, frutas, ovos, queijos, verduras e ingredientes práticos para facilitar o preparo de receitas ou até mesmo petiscar. Deixar alimentos saudáveis de maneira acessível facilita o consumo dos mesmos, desta maneira, mantenha as frutas já higienizadas na geladeira ou picadas dentro de vasilhames caso sua rotina seja muito corrida.

Outra dica é manter no freezer polpa de frutas de sua preferência, pois é uma maneira rápida e prática de preparar sucos e substituir os refrigerantes.

Se não possui o hábito de consumir legumes ou verduras, o ideal é tentar inserir alguma opção em uma das refeições, desta maneira seu organismo vai acostumando e vai conseguir transformar isso, aos poucos, em um hábito saudável, fazendo com que seja natural a escolha desses alimentos diariamente.

Reduza o consumo de frituras. Esse tipo de preparação possui características inflamatórias, o que favorece o acúmulo de gordura abdominal e prejudica a absorção de alguns nutrientes. Prefira assados e grelhados.

Para finalizar, dentre outras várias orientações, podemos colocar uma das mais importantes: beba água. Não espere sentir sede para beber água. Mantenha uma garrafinha ou copo de água sempre próximo e tome durante todo o dia.

Mude seus hábitos gradualmente. Comece já. A mudança só depende de nós mesmos.

Ana Beatriz Nicoletti é Nutricionista e escreve semanalmente no Acontece Botucatu