A importância do sono no controle do peso

 

O sono é um período de descanso para o corpo. Durante o sono, corpo e mente se recuperam das atribuições do dia-a-dia, fazendo com que os indivíduos se sintam descansados ao acordar.

O que você come, pode estar diretamente relacionado com a qualidade do seu sono. Por quê?

Dentre outros fatores, é primordial citar a importância de um aminoácido essencial, que nosso organismo não consegue sintetizar e deve ser obtido através da alimentação: o triptofano.
Este aminoácido é fundamental na formação de diversas proteínas e neurotransmissores como a serotonina e a melatonina.

A melatonina exerce um papel imprescindível no processo de sincronização circadiana do organismo, em particular, do sono e do metabolismo energético.

Individuos que possuem redução da produção de melatonina podem desenvolver resistência insulínica, intolerância à glicose, dislipidemia, distúrbios do balanço energético e até obesidade, pois este hormônio atua regulando a ingestão alimentar, auxiliando a redução do consumo de alimentos e aumentando o gasto energético.

Como o triptofano é percursor da melatonina, é importante atentar se alguns alimentos ricos neste aminoácido estão fazendo parte do seu cardápio, garantindo boas noites de sono e consequentemente a manutenção do peso ideal.

Alimentos como: atum, linguado, salmão, sardinha, bacalhau, vieiras, sementes de abóbora, feijão, ervilhas, amendoim e lentilhas são excelentes fontes de triptofano. Apesar dos laticínios conterem significativamente menos triptofano por porção do que carnes e peixes, o queijo, leite e iogurte ainda podem fornecer quantidades consideráveis desse aminoácido.

Por outro lado, alimentos estimulantes como café, guaraná, chocolate, alguns tipos de chás e refrigerantes, alimentos ricos em gordura e muito calóricos devem ser evitados antes de dormir, pois quando o indivíduo ingere pouca comida e com menos calorias, o processo de digestão é facilitado, melhorando a qualidade do sono.

Desta maneira, um padrão adequado de sono torna-se fundamental para o controle de massa corporal e vice e versa.

Ana Beatriz Nicoletti é Nutricionista e escreve semanalmente no Acontece Botucatu