Como escolher o melhor ovo de páscoa?

Trufados, recheados, de colher, sem lactose, glúten free, de Whey Protein®, de alfarroba, diet. Faltando menos de um mês para a Páscoa, como escolher a melhor opção?

A resposta seria: Depende.

Se seu objetivo é ter uma vida mais saudável, o indicado seria consumir ovos elaborados com maior porcentagem de cacau, de preferência aqueles com mais de 70% da fruta. O cacau possui propriedades antioxidantes que promovem a liberação de endorfina, o famoso hormônio da felicidade. Além disso, as versões onde encontramos produtos fabricados com mais cacau são em geral, feitos com menos açúcar.

Se você é fã de chocolate branco saiba que, os ovos feitos com esse tipo de chocolate possuem mais calorias, mais açúcar e mais gordura do que os ovos mais escuros, pois em sua composição só entra a manteiga de cacau que é uma gordura extraída da fruta. Mas não precisa se desesperar, se este for o caso, prefira opções meio a meio (meio branco, meio ao leite) que são um pouco menos calóricas ou ovos brancos acrescidos de castanhas e amêndoas que são alimentos funcionais e benéficos ao organismo.

As opções sem glúten, sem lactose e sem açúcar são indicadas para aquelas pessoas que possuem algum tipo de restrição alimentar, ou seja, para aqueles que realmente não podem consumir esses produtos, pois terão prejuízos na saúde.

Caso não possua nenhuma restrição alimentar, é aconselhável que o indivíduo escolha o ovo que mais gosta, independente se é ao leite, trufado ou recheado, pois como todo alimento, o ovo de páscoa deve ser consumido com moderação. Não adianta comprar ovos nas versões fitness, por exemplo, e devorar todo de uma vez.

O importante é a pessoa ter consciência que o ovo de páscoa é um alimento maravilhoso, cultural e que deve ser usufruído em pequenas porções até acabar, sem exageros.

Para as crianças que geralmente ganham diversos ovos, é interessante que os pais abram um ovo de cada vez e quebre em pedaços, oferecendo pequenas porções diárias, limitando o consumo. Além disso, crianças menores de dois anos não devem consumir chocolates de acordo com a Organização Mundial da Saúde. Lembre-se, seu filho nesta idade só vai saber o que é um ovo de páscoa e outras guloseimas se você oferecer!

Ganhar, presentear, comprar ovos de páscoa é uma delícia e essa data é comemorada apenas uma vez por ano. Sendo assim, não se prive de aproveitar uma data tão especial apenas para não engordar. Consuma com consciência e pratique atividade física regularmente.

Ana Beatriz Nicoletti é Nutricionista e escreve semanalmente no Acontece Botucatu