Treinamento para corridas: Assunto do Espaço Elo nesta semana com o professor Paulo Negrette

Quando falamos em periodização de treinamento, seja ela para um corredor amador ou um atleta profissional, temos a exigência da elaboração de uma estratégia com várias etapas. Cada uma delas têm uma função e características próprias, mas sempre com o mesmo objetivo, que é levar o corredor ao melhor da sua performance.

sem-tituloCom a febre atual nas provas de corrida de rua, recebemos cada vez mais corredores buscando a melhora no seu tempo ou uma distância maior a percorrer como meta. Um bom profissional, ao receber esse corredor, tem como seu primeiro passo, uma entrevista por meio de uma ficha de anamnese, sabendo assim todos os dados necessários para elaboração de um treinamento individualizado e o principal, o objetivo ou meta desse corredor. Tendo esse conhecimento em mãos, elabora-se um treinamento periodizado dividido em Microciclos, Mesociclos e Macrociclos.

Os Microciclos são a menor parte de uma periodização, normalmente com duração de uma a quatro semanas, formando assim um Mesociclo. Os Mesociclos são etapas mais extensas, com duração de acordo com calendário de eventos ou período proposto para o corredor alcançar seu objetivo principal. Como exemplo: uma pré-temporada ou período de Treinamento de Base.

O planejamento geral que visa o maior objetivo do corredor ou qualquer atleta, seja ele um tempo recorde ou uma quilometragem alvo, é denominado como Macrociclo o qual é formado por vários Mesociclos e por sua vez por vários Microciclos. A união de Micros e Mesociclos nos levam a resultados conquistados em um Macrociclo que dependendo do objetivo ou meta pode durar até 4 anos o qual seria o caso de um atleta olímpico.

Um bom planejamento com todas as etapas bem elaboradas e aplicadas será o diferencial na preparação, seja de corredores amadores ou atletas profissionais os levando a alcançar o melhor da sua performance. Nunca se esqueça de procurar um profissional para te auxiliar em qualquer uma dessas etapas