Treinamento funcional: Professor José Nelson do ESPAÇO ELO fala sobre preparo muscular

 

 Dando continuidade ao tema Treinamento Funcional, falaremos hoje do pilar PREPARO MUSCULAR, um dos mais importantes que, como o nome sugere, prepara a musculatura como um todo para que o corpo seja capaz de desenvolver atividades de força, potência, resistência, agilidade e velocidade. No esporte ou qualquer atividade cotidiana necessitamos que o corpo esteja preparado para a realização de diversas atividades funcionais ou somente para suportar o stress postural do dia a dia.

Para que se evitem lesões articulares e musculares por traumas, ou desequilíbrios musculares causados por stress postural, sobrecarga de padrão de movimento, repetições de movimentos, trauma acumulativo, técnica de execução deficiente, falta de força do CORE, falta de controle neuromuscular ou até mesmo recuperação e regeneração deficientes, é necessário que realizemos sessões de treinamento que envolvam toda a musculatura (agonista, antagonista e sinergista), criando um conceito de treinar movimentos e não músculos.

Pensemos aqui em nossos músculos como ferramentas e não como troféus. Treinar movimentos geram um conceito de “funcionabilidade”, onde cada movimento poderá e deverá ser transferido para as nossas atividades diárias. Os padrões de movimento do preparo muscular são:

– Empurrar: Horizontal e Vertical (Ex: Empurrar um armário; colocar uma caixa de objetos em cima da estante).

– Puxar: Horizontal e Vertical (Ex: Dar partida em um cortador de gramas; puxar um balde cheio de água do solo).

– Dominância de Quadris: Movimentos que envolvem a cadeia muscular posterior dos membros inferiores (Ex: Pegar uma criança do chão sem flexionar os joelhos).

– Dominância de Joelhos: Movimentos que envolvem a cadeia muscular anterior dos membros inferiores (Ex: Agachar para pegar um objeto do solo).

Estes padrões de movimento quando incorporados geram um conceito de integração. Se observarmos bem todas nossas atividades cotidianas, todos esses padrões de movimentos ocorrem de forma integrada, ou seja, quando empurramos um armário (Empurrar Horizontal) também realizamos a extensão de joelhos antero-posterior (Dominância de Joelhos), isso é movimento funcional integrado.

No esporte todos os gestos motores ocorrem de forma integrada como por exemplo um saque no tênis ou no voleibol, uma bandeja no basquetebol, um arremesso no handebol, um chute no futebol, uma entrada de golpe no judô ou jiu-jitsu, todos os saltos e arremessos no atletismo e assim por diante.

Se pensarmos na totalidade e equilíbrio o preparo muscular é extremamente importante para todas atividades, sejam elas esportivas ou não, e o treinamento deve ser muito bem orientado.

O Espaço Elo, pensando em seus alunos, desenvolve programas de treinamento funcional individualizado de acordo com suas necessidades e objetivos, afim de gerar um corpo mais inteligente e que produza movimentos mais precisos e eficientes. Para quem não nos conhece venha nos fazer uma visita, nosso time está esperando de braços abertos!

Prof. José Nelson

Espaço ELO – Você Completo!

 

Prof. José Nelson Rizzo de Castro

Treinador Time ESPAÇO ELO

Pós Graduado em Treinamento Esportivo

Pós Graduado em Treinamento, Técnicas e Táticas Esportivas

Professor especializado CORE 360o