Treinamento do Core – Metodologia Core 360

Você sabe o que é CORE? Core em inglês quer dizer centro, assim esse é o nome dado a região do centro do nosso corpo. Essa região contém muitos músculos estabilizadores da nossa coluna, além de atuarem na flexão, extensão e rotação do tronco. Quando essa região está fraca, é comum o aparecimento de dores principalmente na coluna. Quando fortalecido, o Core auxilia a coluna e o quadril evitando um estresse na região.

estabilizadoSabendo dessa importância, a metodologia do core 360 tem como prioridade o treino do centro para depois treinar o resto do corpo. Conforme dito em outras matérias feitas pelo professor José Nelson a metodologia Core 360 é dividida em nove pilares onde apesar de trabalharem capacidades físicas diferentes eles se interagem e compõe todo um modelo de treinamento. Os pilares do Core são:

  • Preparação de movimento
  • Preparo muscular
  • Treino do Core
  • Desenvolvimento dos sistemas energéticos
  • Agilidade/Velocidade
  • Potência
  • Prevenção de Lesão
  • Tarefas de Transferência
  • Regeneração

Hoje iremos abordar o pilar do treinamento do Core.

 

pranchaPara treinar o Core, iremos dividir o treino em 5 movimentos:

Estabilização: Utiliza-se exercícios isométricos para essa região. Um grande exemplo são as pranchas.

Flexão: Exercícios em que há uma flexão de tronco, no caso o mais comum são os abdominais.

Extensão: Exercícios em que há uma extensão de tronco. Os peincipais são exercícios para Lombar.

ball-medicineRotação: Exercícios em que há um movimento de rotação do tronco. Podemos citar como exemplo o abdominal “ Giro Russo”

Potência: Exercícios de arremesso de medicine Ball, onde a força deve ser feita a partir do abdômen.

O treino do Core é muito importante para todos os tipos de população, independente da idade,sexo e objetivo que desejam. Você que já conhece venha treinar conosco. Você que não conhece, venha ter essa nova experiência. Vem para o Espaço ELO.

Guilherme Prodócimo
Personal Trainer do Espaço ELO