Importância da avaliação postural e do movimento na corrida

Assista a matéria da TV Acontece:

A corrida é o esporte mais praticado do mundo e vem ganhando mais adeptos a cada dia, por ter acesso fácil ao público e por ser um esporte de baixo custo. É um esporte não exclusivo por corredores profissionais e tornou-se uma atividade principalmente praticada por corredores amadores que buscam uma melhor qualidade de vida através de seus benefícios, tanto físicos como mentais.

Podemos notar esse aumento de praticantes a cada corrida de rua no circuito de corridas da cidade de Botucatu. Homens, mulheres, jovens e idosos, um esporte democrático e que depende apenas do praticante e sua forma física.

Apesar dos benefícios óbvios para a saúde, há evidências de que atividades físicas em alto nível e de forma exaustiva, sem orientação adequada e praticada de maneira incorreta, podem desenvolver algumas lesões musculoesqueléticas.

Buscando melhorias no desempenho esportivo, os atletas estão cada vez mais interessados no desenvolvimento de equipamentos mais novos e recursos adequados que possam contribuir para melhorar a performance.

Um desses recursos é a avaliação postural e de movimento da corrida, que tem como objetivo analisar os alinhamentos e o padrão de corrida do atleta. Através dessa análise podemos identificar alguns fatores que podem aumentar os riscos de lesões, e assim planejar exercícios corretivos e aplicar um treinamento específico de corrida para o atleta, que contribuirá com a melhora do seu desempenho.

Essa avaliação também é importante para o treinador desse atleta ter ciência de como são os padrões de corrida e sua postura durante a atividade, e poder cadenciar a periodização do treinamento.

Na academia Espaço ELO, essa avaliação é realizada pelo Fisioterapeuta Gabriel Baldini, que utiliza de softwares de analise de postura e movimentos através de imagens, que identificam de forma quantitativa a postura do corredor. O fisioterapeuta também faz a análise qualitativa desse atleta, e planeja o trabalho de correções necessárias, treinamento e prevenção de lesões na corrida.

Além disso, também há um trabalho multidisciplinar que conta com Assessoria Esportiva para Corrida, Nutrição Esportiva e Fisioterapia Esportiva, que trabalham em conjunto para a melhoria, não só do desempenho, mas para a qualidade de vida do atleta.

Agende um horário e faça uma avaliação postural para saber como está seu padrão de corrida e melhore seu desempenho nas corridas de forma segura e sem riscos de lesões.

 

REFERÊNCIA:

SADIGURSKY, David et al . Customized footwear for motion control to treat anterior knee pain among runners. MedicalExpress (São Paulo, online),  São Paulo ,  v. 4, n. 2,  M170202,  Apr.  2017 .