Você conhece ou ouviu falar em LPO?

Assista:

O LPO significa Levantamento de Peso Olímpico, também conhecido como Levantamento Olímpico.

Como o próprio nome sugere, faz parte dos esportes olímpicos e se divide por categoria de peso, onde cada atleta tem três tentativas para executar o arranco ou o arremesso, que são os nomes dados aos levantamentos. Você já deve ter visto. Apenas não está ligando o nome ao movimento, então vamos explicar.

No arranco, o atleta realiza um movimento único, tirando o peso do solo e levantando o mesmo acima da cabeça, enquanto que no arremesso, o movimento é feito em duas fases ou se preferir tempos. Onde a primeira consiste em retirar o peso do solo e colocá-lo sobre os ombros, e em seguida, na segunda fase ou tempo, ele arremessa a carga (peso) acima da cabeça.

IMG_6971Para ficar ainda mais claro, a posição é a tradicional de quase todas as imagens que caracterizam uma academia focada em musculação. Uma pessoa segurando uma barra com pesos em suas pontas.

Quem inicia essa pratica, às vezes, encontra certa dificuldade em praticar qualquer uma das duas alternativas. Principalmente devido à falta de mobilidade articular (ombros, joelhos, quadris e tornozelos). Quando isso ocorre, é necessário implantar dentro do cronograma de treino, exercícios que chamamos de educativos, onde trabalhamos a correção de movimentos básicos e também a mobilidade articular.

As principais capacidades físicas desenvolvidas no LPO, são: potência muscular e a força muscular, sendo que a primeira depende da segunda, estando a força aliada a velocidade de execução. Segundo FLECK & KRAEMER (1999) “potência é a velocidade em que se desempenha o trabalho”.

Por se tratar de exercícios multiarticulares, é possível trabalhar com sobrecargas maiores, gerando aumento de força e potência em curtos períodos de tempo, além de gerar um grande gasto energético.

Seus movimentos, possuem características importantes para diversos esportes, principalmente aqueles que dependem de ações horizontais e verticais, como o basquete, o futebol, o handebol, o voleibol, o atletismo, entre outros. Por esse motivo, vem sendo utilizado em grande escala por grandes clubes e equipes de ponta.

É importante salientar que aqui no Espaço ELO, nós trabalhamos as fases do LPO, juntamente com exercício voltados para a melhora das capacidades físicas, aliando esses exercícios aos trabalhos de treinamento funcional.

Não esqueça jamais de procurar um profissional antes de investir seu tempo em qualquer atividade física.

Futuramente, falaremos mais sobre cada tipo de levantamento.
Evandro José Galhardo

Preparador Físico TIME ELO