Presidência da Câmara será disputada por quatro parlamentares

Política
Presidência da Câmara será disputada por quatro parlamentares 23 novembro 2010

Os vereadores Fontão (PSDB), Curumim (PSDB), Professor Nenê (PSB) e Professor Gamito (PT), estão na disputa para ocupar a presidência da Câmara Municipal de Botucatu, a partir de 1º de janeiro de 2011, no lugar de Reinaldinho (PR). Ou seja, dois vereadores da ala de sustentação ao governo João Cury Neto e dois considerados de oposição.

Na situação, que conta com seis vereadores, deverá haver um consenso entre Curumim e Fontão para que apenas um continue na disputa. O prefeito João Cury Neto (PSDB), que seria o fiel da balança, já adiantou que não irá interferir no pleito que acontece na última sessão ordinária de dezembro deste ano, nem opinar sobre os candidatos tucanos. “Esta é uma decisão que compete ao Legislativo, sem interferência do Executivo”, sacramentou Cury.

Fontão está otimista. “Pretendo, sim concorrer ao pleito. Estou no páreo e para isso estou buscando apoio junto a outros colegas do legislativo e ? cúpula do partido, mostrando minhas propostas de gestão e dividindo as comissões permanentes da Casa de forma que todos os vereadores possam participar da gestão”, colocou.

Para Curumim, um consenso deverá indicar o nome do PSDB ao pleito. “Não haverá racha no partido, pois a disputa é democrática, mas entendo o PSDB vai indicar um nome. Coloquei o meu (nome) ? disposição, pois acredito que posso fazer um bom trabalho no comando do legislativo para legislar de forma igualitária para todos os vereadores da Casa”, emendou.

Já o Professor Gamito (PT) é taxativo. “Minha candidatura é irreversível. Serei candidato mesmo que tenha apenas o meu voto. Pela experiência que tenho de vários mandados no legislativo, me considero preparado para presidir a Câmara Municipal. Acredito que terei os votos dos dois companheiros do PT. Então, tenho que buscar pelo menos mais três votos e é isso que estou fazendo”, explicou.

O Professor Nenê (PSB) que anunciou, recentemente, sua candidatura conta que está buscando votos tanto na situação como na oposição. “Todos os 11 vereadores têm direito de concorrer ao cargo de presidente apresentando suas propostas e concorrer. Em minha opinião, depois de eleito, o presidente deve legislar para todos os vereadores, independente do partido. Por isso, estou conversando com todo mundo”, frisou.

{n}19 vereadores{/n}

Seja quem for, o novo presidente da Câmara Municipal de Botucatu para o biênio 2011/2012 terá um grande abacaxi para descarar: deverá definir o número de vereadores que comporão a próxima legislatura. De acordo com a Emenda Constitucional nº 58, aprovada no ano passado no Congresso Nacional, em Brasília, a cidade poderá ter até 19 vereadores, devido ? sua variável populacional, entre 120 e 160 mil habitantes.

Sobre esta questão os vereadores ainda não têm uma opinião definitiva e tudo deverá ser acertado numa reunião entre todos os parlamentares para que se chegue a um consenso. A emenda não define o número exato de cada município, mas prevê que cidades do porte populacional de Botucatu podem ter, no máximo, 19 vereadores.

Como, atualmente, a Câmara botucatuense é composta por 11 vereadores e a emenda permite até 19, o indicativo é que o número de cadeiras fique no “meio termo”. Ou seja, 15 vagas, quatro a mais do que a legislatura atual e quatro a menos do limite máximo permitido. Esse assunto deverá ser colocado na pauta discussão já no primeiro semestre de 2011.

Fotos: Jornal Acontece Botucatu

Compartilhe esta notícia
Oferecimento
SABORES DE VERÃO
Oferecimento