Marcha Contra a Corrupção é adiada em razão da chuva

Política
Marcha Contra a Corrupção é adiada em razão da chuva 21 abril 2012

As fortes chuvas que desabaram na madrugada deste sábado (21) e se prolongou durante toda manhã obrigou a organização a cancelar a passeata “Movimento Brasil Contra a Corrupção” que estava programada para acontecer a partir das 11 horas. De acordo com o cronograma estabelecido os manifestantes iriam se concentrar na Praça do Largo São José (em frente a Associação Atlética Botucatuense – AAB) e marchariam pela Avenida Dom Lúcio até a Praça da Catedral.

“Infelizmente tivemos que cancelar o evento que tinha como bandeira defender o voto parlamentar aberto, bem como lutar para tornar a corrupção um crime hediondo. A aprovação da “ficha limpa” comprovou que somente a participação popular poderá mudar o Brasil. A marcha aconteceu em outras regiões do País”, disse Adilson Olivatto, um dos principais coordenadores desse evento em Botucatu, que irá programar uma nova data para que o evento aconteça, a exemplo de outras cidades brasileiras.

Em outras regiões do Brasil a marcha aconteceu (foto) e milhares de pessoas foram ? s ruas com apitos, máscaras, faixas, cartazes, entre outros para criticar o estado de corrupção que se assolou no País. O movimento popular acontece em meio a grande polêmica que os deputados e senadores do Congresso Nacional estão vivendo com a abertura de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI), que irá investigar o envolvimento de políticos com o contraventor Carlinhos Cachoeira e o desfecho do “Escândalo do Mensalão” que há vários anos ocupa espaço na pauta política e jurídica do país, mas ainda não foi julgado.

Vale lembrar que foi com a pressão popular que se criou a CPI do PC (Paulo César Farias), durante o governo de Fernando Collor – embora a situação do governo no Congresso fosse desconfortável, ao contrário de dominante como é hoje – sofreu a pressão social, suscitada pela mídia e por fatos inesperados (uma entrevista de Pedro Collor, irmão do então presidente e outra do motorista Eriberto França). E resultou na renúncia do presidente para escapar ao impeachment, o que não evitou que o Senado, mesmo passando por cima da Constituição, lhe aplicasse a pena de suspensão de direitos políticos.

Também foi sob forte pressão popular que a CPI dos Correios fugiu aos controles e desvendou o “Escândalo do Mensalão”. Para os manifestantes, não é por acaso, evidentemente, que entre as cinco bandeiras da Marcha Contra a Corrupção está o “Julgamento do Mensalão”. Porque importa não permitir que o Caso Cachoeira desvie o foco desse processo.

Foto: Divulgação

Compartilhe esta notícia
Oferecimento
Salles institucional
Oferecimento