Deficiente pode transferir voto para seções especiais

Política
Deficiente pode transferir voto para seções especiais 22 abril 2015

Os eleitores com deficiência ou mobilidade reduzida que ainda não votam em locais de fácil acesso podem realizar a transferência para as seções eleitorais especiais. Para isso, é necessário que o eleitor vá ao cartório mais próximo da sua casa ou a um posto de atendimento do Poupatempo, levando consigo um documento oficial com foto, comprovante de residência recente e o título eleitoral.

De acordo com o chefe da 26º Zona Eleitoral de Botucatu, Igor Inácio é necessário agendar o atendimento pelo site ou pessoalmente nos municípios com biometria. “Já os postos do Poupatempo não trabalham com agendamento”, diz, lembrando que para maiores informações em Botucatu os telefones são: (14) 3814-5536 / 3815-5379.

 

Seções especiais

Até o momento, existem na capital 2.154 seções especiais com 538 mil eleitores inscritos, e em todo o Estado, 10.688 seções com 2.770.564 inscritos. Essas seções possuem uma infra-estrutura que visa facilitar ao máximo o exercício do voto pelo público que tenha quaisquer limitações físicas.

Instalam-se em locais com rampas e/ou elevadores, devem preferencialmente estar próximas a estacionamentos e disponibilizam fones de ouvido para o eleitor com deficiência visual. Todas as urnas eletrônicas já estão habilitadas com o sistema de áudio e apresentam a opção do teclado em braile. É importante destacar, entretanto, que os demais eleitores também poder votar nesses locais.

As pessoas com deficiência podem ser isentas da obrigatoriedade do voto se comprovarem ao juiz eleitoral a inviabilidade ou a extrema onerosidade de comparecerem ao local de votação. Caso comprovem, terão direito à uma certidão de quitação eleitoral por prazo indeterminado.

 

Acessibilidade

A Justiça Eleitoral busca cada vez mais possibilitar e simplificar o exercício da cidadania por todos os brasileiros. Em 2012, o Tribunal Superior Eleitoral instituiu o Programa de Acessibilidade da Justiça Eleitoral, assumindo as ações de inclusão uma importância ainda maior.

O Programa de Acessibilidade objetiva a “implementação gradual de medidas para a remoção de barreiras físicas, arquitetônicas, de comunicação e de atitudes, a fim de promover o acesso, amplo e irrestrito, com segurança e autonomia de pessoas portadoras de deficiência ou com mobilidade reduzida no processo eleitoral”.

Compartilhe esta notícia
Oferecimento
SABORES DE VERÃO
Oferecimento