Trecho da Major Leônidas Cardoso estará interditado para retirada de árvore nesta quinta (2)

 

A Prefeitura de Botucatu informa que nesta quinta-feira (2), a partir das 7 horas, a Rua Major Leônidas Cardoso estará interditada para a retirada de uma árvore com risco de queda nas margens do Rio Lavapés, próximo à ponte. O trecho que estará interditado fica entre a Rua Rangel Pestana até a confluência das Ruas Dr. Fernando Costa e Rua Antônio Frederico Ozanan. Esta operação envolve equipes da Secretaria do Verde, Corpo de Bombeiros, Semutran e Defesa Civil.

A árvore a ser retirada é da espécie guapuruvu, com mais de 20 metros de altura. De acordo com Irene Menezes, engenheira agrônoma da Prefeitura de Botucatu, com o passar dos anos, o volume de água do Lavapés contribuiu para que as raízes da árvore ficassem cada vez mais expostas e, consequentemente, mais frágil a base de sustentação da mesma.

“Esta será uma operação pouco mais complexa em relação a outros serviços de retirada que costumamos fazer devido à localização da árvore. Será necessária inclusive a instalação de um andaime. Por isso este trecho da Major Leonidas deverá ficar interditado durante toda manhã e tarde desta quinta”, avalia Irene.

Mutirão continua

A Secretaria do Verde também tem dado continuidade ao mutirão de podas e retiradas de árvore, iniciado em janeiro deste ano. Até o momento já foram realizadas 200 podas de árvore além de outras 50 retiradas de árvores inteiras que estavam comprometidas e apresentavam algum risco de queda.

“As chuvas deste início de ano atrasaram um pouco nosso cronograma, mas seguiremos com a meta de zerar todos os pedidos da população remanescentes do ano passado, além daqueles que temos recebido neste início de ano. Lembrando que todo serviço de poda e retirada de árvore é feito com base em critérios técnicos”, afirma a engenheira agrônoma.

Como solicitar poda e retirada de árvore

Para solicitar o serviço de poda, o munícipe pode entrar em contato através de telefone com a Secretaria Municipal do Verde, instalada no Poupatempo Ambiental, ou mesmo com o Balcão da Cidadania, no prédio principal da Prefeitura.

Já a retirada de árvore deve ser efetuada presencialmente na Rua Miguel Cioffi, 325 – Vila Padovan [antiga Secretaria de Agricultura], com o RG e CPF em mãos, além do carne do IPTU, ou documento que comprove a propriedade do terreno/imóvel onde se encontra a árvore. Caso não seja dono do terreno, a pessoa deve solicitar uma carta de consentimento do proprietário para que o serviço possa ser realizado.

 

Uma vez solicitado o pedido, corre o prazo de 15 dias para que um engenheiro agrônomo da Prefeitura possa realizar a vistoria da árvore e mais dez dias para emitir a autorização, ou não, da poda ou retirada. Em caso positivo, o responsável pelo pedido deverá passar na Secretaria do Verde para assinar o termo de compensação de árvore. A partir daí, o Poder Público tem o prazo de 45 dias para realizar o serviço.

 

Vale lembrar ainda que nenhum munícipe tem o direito de podar ou retirar uma árvore sem autorização do poder público municipal, estando este sujeito às penalidades previstas no Código de Arborização Urbana.

 

Mais informações

Secretaria do Verde [Poupatempo Ambiental]

Rua Lourenço Carmelo, 180 – Jd. Paraíso

(14) 3882-1290

E-mail: [email protected]