Trecho da Major Leônidas Cardoso estará interditado para retirada de árvore nesta quinta (2)

Geral
Trecho da Major Leônidas Cardoso estará interditado para retirada de árvore nesta quinta (2) 01 março 2017

 

A Prefeitura de Botucatu informa que nesta quinta-feira (2), a partir das 7 horas, a Rua Major Leônidas Cardoso estará interditada para a retirada de uma árvore com risco de queda nas margens do Rio Lavapés, próximo à ponte. O trecho que estará interditado fica entre a Rua Rangel Pestana até a confluência das Ruas Dr. Fernando Costa e Rua Antônio Frederico Ozanan. Esta operação envolve equipes da Secretaria do Verde, Corpo de Bombeiros, Semutran e Defesa Civil.

A árvore a ser retirada é da espécie guapuruvu, com mais de 20 metros de altura. De acordo com Irene Menezes, engenheira agrônoma da Prefeitura de Botucatu, com o passar dos anos, o volume de água do Lavapés contribuiu para que as raízes da árvore ficassem cada vez mais expostas e, consequentemente, mais frágil a base de sustentação da mesma.

“Esta será uma operação pouco mais complexa em relação a outros serviços de retirada que costumamos fazer devido à localização da árvore. Será necessária inclusive a instalação de um andaime. Por isso este trecho da Major Leonidas deverá ficar interditado durante toda manhã e tarde desta quinta”, avalia Irene.

Mutirão continua

A Secretaria do Verde também tem dado continuidade ao mutirão de podas e retiradas de árvore, iniciado em janeiro deste ano. Até o momento já foram realizadas 200 podas de árvore além de outras 50 retiradas de árvores inteiras que estavam comprometidas e apresentavam algum risco de queda.

“As chuvas deste início de ano atrasaram um pouco nosso cronograma, mas seguiremos com a meta de zerar todos os pedidos da população remanescentes do ano passado, além daqueles que temos recebido neste início de ano. Lembrando que todo serviço de poda e retirada de árvore é feito com base em critérios técnicos”, afirma a engenheira agrônoma.

Como solicitar poda e retirada de árvore

Para solicitar o serviço de poda, o munícipe pode entrar em contato através de telefone com a Secretaria Municipal do Verde, instalada no Poupatempo Ambiental, ou mesmo com o Balcão da Cidadania, no prédio principal da Prefeitura.

Já a retirada de árvore deve ser efetuada presencialmente na Rua Miguel Cioffi, 325 – Vila Padovan [antiga Secretaria de Agricultura], com o RG e CPF em mãos, além do carne do IPTU, ou documento que comprove a propriedade do terreno/imóvel onde se encontra a árvore. Caso não seja dono do terreno, a pessoa deve solicitar uma carta de consentimento do proprietário para que o serviço possa ser realizado.

 

Uma vez solicitado o pedido, corre o prazo de 15 dias para que um engenheiro agrônomo da Prefeitura possa realizar a vistoria da árvore e mais dez dias para emitir a autorização, ou não, da poda ou retirada. Em caso positivo, o responsável pelo pedido deverá passar na Secretaria do Verde para assinar o termo de compensação de árvore. A partir daí, o Poder Público tem o prazo de 45 dias para realizar o serviço.

 

Vale lembrar ainda que nenhum munícipe tem o direito de podar ou retirar uma árvore sem autorização do poder público municipal, estando este sujeito às penalidades previstas no Código de Arborização Urbana.

 

Mais informações

Secretaria do Verde [Poupatempo Ambiental]

Rua Lourenço Carmelo, 180 – Jd. Paraíso

(14) 3882-1290

E-mail: [email protected]

Compartilhe esta notícia
Oferecimento
BERIMBAU INST DESK
FREIRE MOTOS
Oferecimento

Veja também

Oferecimento
VISTORI
SHOPPING INSTITUCIONAL
INSTITUCIONAL ELO
EXAME TOXICOLOGICO