Unesp Botucatu lança livro sobre ações de Educação Ambiental

Acaba de ser lançado o e-book “Clube da Mata: Formação de Guias da Natureza”, publicado com o selo da Cultura Acadêmica. O livro é resultado de quase 10 anos de atividades de Educação Ambiental promovidas por alunos e professores do Instituto de Biociências (IBB) e Faculdade de Ciências Agronômicas (FCA) da Unesp Botucatu.

Clique para ver o livro: livro—clube-da-mata—versao-16-final

Algumas das atividades descritas na obra são oriundas da “Formação de educadores ambientais para manejo em agroecologia e conservação de trilhas e estruturas educativas na Fazenda São Manuel da Unesp”. A obra também traz um pouco da história da Fazenda Experimental da Unesp, em São Manuel. Além de relatos de alunos e outros apoiadores do projeto, bem como prefécio escrito pelo Prof. Marcos Sorrentino, pedagogo e biólogo, referência em Educação Ambiental.

O Clube da Mata se constituiu em 2018 e de lá para cá capacitou duas turmas de 33 jovens cada, de escolas públicas de São Manuel. Como “Guias da Natureza”, esses estudantes atuarão como “cidadãos-cientistas”. A ideia é que eles participem no atendimento de outros alunos que forem visitar a Fazenda Experimental da Unesp, que deve se tornar um espaço voltado ao estudo do Meio Ambiente.

“Com certeza a nossa maior gratidão é dirigida a estes jovens que têm abdicado parte de suas férias escolares para participarem desta caminhada e, mais do que isto, têm se engajado na causa ambiental com apreço e ferramentas que nos estimulam nesta jornada”, agradece a Profª Renata Cristina Batista Fonseca, da FCA.

“A Educação Ambiental é um campo de luta que vale a pena quando temos e apostamos em perspectivas de um futuro com cenários de sociedades sustentáveis, já anunciadas no Tratado de Educação Ambiental escrito pela sociedade civil durante a Eco 92”, enfatiza a Profª Maria de Lourdes Spazziani, docente do Departamento de Educação do IBB.

O projeto conta com apoio de recursos e bolsas do programa Núcleo de Ensino da Pró-Reitoria de Graduação da Unesp, além da Fundação de Estudos e Pesquisas agrícolas e Florestais (Fepaf) e Prefeitura de São Manuel.