Projeto de revitalização do Morro de Rubião é apresentado

Reivindicação antiga dos botucatuenses, principalmente dos moradores do Distrito de Rubião Júnior, a revitalização do morro onde fica a Igreja de Santo Antônio, e seu entorno deu o primeiro passo concreto. A igreja é um dos mais conhecidos pontos turísticos da região.

Isso porque foi apresentado um pré-projeto com as principais ações necessárias para que o local volte a ser um dos principais pontos turísticos de Botucatu.

O encontro foi realizado no Auditório Cyro Pires, na sede do Poder Executivo, e contou com a participação de diversos secretários Municipais, ONG’s, lideranças comunitárias e representantes da Faculdade de Medicina de Botucatu (FMB-Unesp).

De acordo com o presidente da Câmara Municipal de Botucatu, vereador Curumim (PSDB), morador e defensor da revitalização, trata-se de um projeto de grande qualidade. “Pelo que nos foi mostrado, será um passo fantástico no desenvolvimento da região”, comenta.

A afirmação do parlamentar se liga ao fato de o pré-projeto englobar desde a questão paisagística e de preservação de nascentes, até um novo plano viário para resolver os problemas do trânsito na região.

“Entre os pontos destacados está a pretensão de construção de um terminal de ônibus urbano para facilitar a locomoção dos botucatuenses e moradores da região no deslocamento entre o Distrito e o Centro da Cidade”, expõe.

Segundo Curumim, o próximo passo será receber todas as opiniões para aprimorar o projeto. “Embora o projeto tenha uma qualidade excepcional, é sempre importante escutar outras perspectivas. Assim que obtivermos o consenso, poderemos definir um projeto completo e o mais acertado possível”, coloca.

O parlamentar aponta que, na seqüência, será necessária a concepção de um Projeto Executivo para a obra – ou seja, um relatório completo com todos os custos da empreitada.

“Com esses dados em mãos, poderemos sair em busca de recursos nas esferas políticas estadual e federal, ou ainda na iniciativa privada”, afirma. “Trata-se de um momento histórico que tenho o prazer de dizer que participei e participarei ativamente até a conclusão dos trabalhos”, conclui.

O empenho do presidente da Câmara, vereador Curumim (PSDB), na revitalização do Morro de Rubião Júnior, e de seu entorno, tem sido observado desde o início de seu mandato, já que ele é o representante do Distrito de Rubião Júnior. No total, foram quatro requerimentos endereçados ? Prefeitura solicitando a referida obra.

Foto: Valéria Cuter