Pagani quer Botucatu líder de Região Administrativa de SP

Transformar Botucatu em uma referência para outras cidades menores da região é um dos objetivos do requerimento apresentado pelo vereador Lelo Pagani (PT)  na Câmara Municipal de Botucatu. A ideia do legislador é conseguir junto ao Governo do Estado de São Paulo, a criação de uma nova Região Administrativa (RA) no território paulista, onde Botucatu seria colocada como sede.

Pagani explica em sua propositura que, atualmente,  Botucatu faz parte de uma mesorregião que é liderada e tem como sua cidade sede, Sorocaba. Ainda de acordo com o documento apresentado pelo vereador, a chamada Região Administrativa de Sorocaba é uma das mais extensas do Estado e tem em Botucatu, a liderança de uma microrregião dentro dessa mesma RA.

Como Botucatu já exerce esse papel de liderança, a ideia do vereador é oficializar a cidade como sendo uma das sedes de uma nova Região Administrativa. “Vejo que já seja possível iniciarmos uma discussão com o Governo do Estado para que seja criada uma nova RA tendo Botucatu como sede, liderando a organização e o crescimento da microrregião centro do Estado”, sugere.

No requerimento, o vereador pede para que o prefeito João Cury inicie conversas junto ao Governo do Estado para viabilizar tal avanço. “Se conseguirmos a criação dessa nova região, a ideia é que a área de abrangência da mesma compreenda cidades da região de governo de Botucatu e Avaré, além de outras cidades pertencentes também à RA de Sorocaba”, afirmou. “Com isso poderemos oferecer ainda mais possibilidades para que municípios menores e de porte médio sejam ouvidos e prestigiados”, complementou Pagani.