Nova sede do Cartório Eleitoral de Botucatu é inaugurada

Fotos: Luiz Fernando

 

Com a presença de autoridades municipais de Botucatu, Pardinho e Itatinga foi inaugurada, oficialmente, na noite desta quinta-feira, a nova sede da 26ª Zona Eleitoral de Botucatu que passa a atender na Rua Monsenhor Ferrari, entre as Ruas General Telles e Rua Cardoso de Almeida, no centro da cidade.

Para o chefe do cartório, Igor Ignácio, a mudança irá proporcionar maior comodidade ao público e funcionários, pois as instalações são mais confortáveis e amplas. “O eleitorado dos municípios de Botucatu, Itatinga e Pardinho elevou-se nos últimos anos, o que, consequentemente, acarretou o aumento do número de atendimentos diários e do número de seções eleitorais. Em virtude disso, as dependências atuais não comportavam mais o número de servidores necessários, bem como não havia espaço adequado para o armazenamento das urnas eletrônicas”, afirma.

O juiz eleitoral, José Antônio Tedeschi, enfatiza que a mudança também visa atender os critérios para a realização de uma futura biometria. De acordo com informações do TRE/SP, a intenção para o ano de 2015 é a implantação gradativa da biometria em todos os cartórios do Estado de São Paulo. “A estrutura de atendimento ao público existente no prédio anterior seria inviável para a realização de uma biometria. Foi a união de forças entre os poderes das três cidades da 26º Zona e o resultado foi bastante satisfatório”, comemorou Tedeschi.

O prefeito João Cury pontuou que o local é de fácil acesso aos eleitores, contando com variação de itinerários de ônibus e também possui as adaptações imprescindíveis para as pessoas com deficiência e mobilidade reduzida. “É uma grande conquista para os eleitores das três cidades que englobam a 26ª Zona. A prefeitura sempre será parceiras de conquistas como esta, para que o público tenha um serviço mais qualificado em uma local amplo e moderno”, finaliza Cury.

O novo Cartório Eleitoral possui dois pavimentos com área total de 650m2. O primeiro piso é dividido em dois ambientes, sendo um para o atendimento ao público e outro para reuniões e treinamento. Já a parte superior irá abrigar a seção de processos e as 360 urnas. A mudança foi conquistada graças ao convênio firmado entre a Justiça Eleitoral e as Prefeituras Municipais de Botucatu, Itatinga e Pardinho, que irão custear integralmente as despesas de aluguel do imóvel.