Justificativa eleitoral ainda pode ser feita pela internet

Para maior conforto do eleitor, o Tribunal Regional Eleitoral (TRE) de São Paulo disponibilizou sistema de justificativa pela internet. Assim, quem deixou de votar pode justificar a ausência sem necessidade de se deslocar até o Cartório Eleitoral. Basta acessar o sistema Justifica no site do TRE/SP e seguir as instruções. O eleitor deve anexar documento que comprove o motivo.

O prazo para justificar a ausência no primeiro turno (dia 5 de outubro) acaba na próxima quinta-feira, 4 de dezembro. Aqueles que não possuem acesso à internet devem procurar seu cartório eleitoral no mesmo prazo. O requerimento de justificativa deverá ser dirigido ao juiz eleitoral. O deferimento não é automático, vai depender da análise do magistrado. O eleitor que fizer a justificativa pela internet poderá acompanhar o andamento do pedido também pelo sistema Justifica.

Quem perder o prazo ou não tiver a justificativa aceita terá que pagar multa para regularizar a situação. Para os que deixaram de votar exclusivamente no segundo turno (26/10), o prazo de justificativa acaba dia 26 de dezembro. Mais informações pelo site: www.tre-sp.jus.br.