Vigilância vacinou mais de 300 animais contra a Raiva no sábado

 A Vigilância Ambiental em Saúde (VAS) vacinou 329 animais contra a Raiva no último sábado, 06. Foram imunizadas 254 cães e 75 gatos que não haviam recebido a vacina na Campanha Antirrábica em 2017.

A vacinação foi necessária após a Vigilância confirmar dois casos de morcegos infectados com o vírus da Raiva na região da Vila Antártica e Altos do Paraíso. Os morcegos foram encontrados caídos e não tiveram contato com pessoas ou animais.

Durante todo o ano a vacinação antirrábica é realizada na Unidade de Vigilância de Zoonoses (Canil Municipal), que atende na Avenida Itália, s/n – Lavapés, de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 16h30.

A VAS orienta a população a não ter contato com morcegos caídos ou pousados em locais não habituais, pois eles são os principais reservatórios do vírus rábico. Morcegos não são animais agressivos, mas podem morder caso se sintam acuados e, assim, transmitir a doença.

Caso um morcego entre em casa, a pessoa deve manter a calma, apagar as luzes, abrir as portas e janelas, pois o animal encontrará a saída. Ao encontrar um morcego caído, o ideal é colocar um balde ou caixa de papelão sobre o morcego e ligar para a Vigilância Ambiental em Saúde, que providenciará o resgate pelo telefone 3813-5055 ou 150, durante a semana e em horário comercial. Aos finais de semana e durante a noite, a VAS pode ser acionada por meio da Guarda Civil Municipal, pelo telefone 199.