Novembro também é Azul para celebrar o Dia Mundial da Diabetes

No dia 14 de novembro é celebrado o Dia Mundial do Diabetes, data criada pela Federação Internacional de Diabetes (IDF) junto à Organização Mundial de Saúde (OMS) para conscientizar a população mundial sobre os problemas associados a doença, como a alta mortalidade por doenças cardiovasculares (infartos e insuficiência cardíaca), AVC (derrame), e complicações específicas da doença, como insuficiência renal, perda da visão, alteração de sensibilidade nos membros inferiores e consequentes úlceras e amputações.

O Diabetes é uma doença crônica em que o corpo não produz insulina, um hormônio que controla a quantidade de glicose no sangue, ou não consegue empregar adequadamente a insulina que produz.

Quando a pessoa tem diabetes, no entanto, o organismo não fabrica insulina e não consegue utilizar a glicose adequadamente, aumentando os níveis no sangue. Quando a glicose fica alta por um longo período, pode haver danos em órgãos, vasos sanguíneos e nervos.

De acordo com a OMS, estima-se que no Brasil, há mais de 13 milhões de pessoas vivendo com diabetes, o que representa 6,9% da população. E esse número está crescendo a cada ano. Em alguns casos, o diagnóstico demora, favorecendo o aparecimento de complicações.

Em Botucatu, as unidades e serviços de saúde do Município oferecem testes de glicemia e acompamentos a pacientes com diabetes ao longo de todo o ano. Porém, durante o mês de novembro, as ações serão intensificadas para reforçar a necessidade de tratamento do paciente.

Para tirar dúvidas sobre o Diabetes, basta fazer um exame simples que mede a taxa de glicemia no sangue. Em caso de alteração, o paciente é encaminhado para exames mais detalhados e tratamento adequado.

Serviço:

Secretaria Municipal de Saúde

Rua Major Matheus, 07 – Vila dos Lavradores.

Telefone: 3811-1100