Inédito no Brasil, HCFMB implanta sistema que indica dose radiológica

O Núcleo de Física Médica e Radioproteção (NFMRp) do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Botucatu (HCFMB) implantará, a partir deste mês de dezembro, um sistema indicador de dose radiológica, com o objetivo de proteger pacientes submetidos a exames de tomografia computadorizada.

A iniciativa do NFMRp do HCFMB é pioneira: pela primeira vez no Brasil um Hospital implanta um indicador de dose radiológica. O intuito deste indicador é estimar e reduzir o risco associado da exposição à radiação ionizante para os pacientes, inibir a repetição de exames desnecessários ou sem justificativa, otimizando os custos e melhorando a qualidade da assistência.

Segundo o Supervisor de Proteção Radiológica do NFMRp, Dr. Allan Alves, a implantação deste sistema desperta a conscientização na escolha e nos pedidos de exames diagnósticos, que devem sempre ponderar os riscos e benefícios aos pacientes, principalmente os pediátricos.

“Sabe-se que a exposição à radiação ionizante causa diversos efeitos à saúde. Este indicador de dose radiológica oferece ao médico um controle maior sobre o histórico de solicitações de exames dos pacientes, além de destacar os níveis de dose que um determinado paciente foi submetido”, explica.

Fonte: Jcnet