FMVZ de Botucatu e Universidade de Portugal realizarão pesquisas com engenharia tecidual

No mês de outubro passado a professora Ana Liz Garcia Alves, do Departamento de Cirurgia e Anestesiologia Veterinária da Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia da Unesp, câmpus de Botucatu, coordenadora do Projeto Print Patologia Clínico-Cirúrgica e Biotecnologia Animal no Contexto de One Health e sua orientada de doutorado Fernanda Stievani estiveram em Guimarães – Portugal para uma missão do Programa Capes-Print/Unesp.

O objetivo da visita foi firmar uma parceria de ensino e pesquisa com o Instituto 3Bs (3Bs Research Group), pertencente à Universidade do Minho.

O Instituto possui excelente estrutura de equipamentos e pesquisadores renomados de diversas áreas voltados a pesquisas translacionais (as que têm seu início na ciência básica e sua conclusão na aplicação prática do conhecimento apreendido) voltadas a produção de biomateriais para a medicina regenerativa.

Após o conhecimento das pessoas e instalações locais e apresentações das pesquisas de ambos os lados, uma parceria foi firmada entre as professoras Ana Liz e Manuela Gomes para pesquisas em áreas de engenharia tecidual e medicina regenerativa.

Os dois grupos trabalharão juntos para desenvolver um biomaterial em uma pesquisa multidisciplinar para futura aplicação no tratamento de enfermidades tendíneas tanto em animais quanto no homem. Em Fevereiro de 2020 a doutoranda Fernanda Stievani segue para Portugal para iniciar sua parte da pesquisa no 3B’s Institute.