Fiscalização do TCE encontra irregularidades em unidades de saúde na região

Divulgação TCE-SP

O Tribunal de Contas do Estado (TCE-SP) realizou no mês de junho uma ampla fiscalização em unidades de saúde de todo estado e verificou o local de armazenamento de medicamentos em diversas cidades da região, incluindo Botucatu. O resultado foi divulgado na manhã desta quarta-feira, dia 18.

As cidades e respectivas unidades podem ser conferidas no link https://www4.tce.sp.gov.br/sites/tcesp/files/downloads/iv-relatorio-geral-almoxarifados_da_saude-medicamentos.pdf

Segundo nota divulgada pelo TCE, foram encontrados remédios fora do prazo de validade, ausência de Farmacêutico Técnico, extintores de incêndio vencidos, condições de higiene inadequadas, prédios sem Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros e locais sem Alvará da Vigilância Sanitária foram algumas das irregularidades constatadas pela equipe do Tribunal de Contas.

Durante a fiscalização foram encontrados, ainda, remédios de uso controlado guardados sem medidas de segurança e em contato direto com o solo, paredes com mofo e umidade, refrigeradores sendo utilizados com finalidade diversa ao armazenamento exclusivo de medicamentos, inexistência de dados de estoque mínimo de segurança, além de divergências na contagem física dos remédios em comparação aos registros de controle.

Botucatu teve um Posto citado no relatório, a UBS da Vila Jardim, mas não houve uma especificação da irregularidade encontrada. Cidades na região como Avaré, Bofete, Bauru e Barra Bonita foram listados. No total foram 162 municípios citados,segundo lista do TCE.