Botucatu fica sem exames laboratoriais por falta de material

Os exames laboratoriais feitos nos postos de saúde de Botucatu (SP) e mais 12 cidades do Polo Cuesta estão temporariamente suspensos por falta de material. Com isso, a população dessas não pode realizar vários exames, entre eles os de sangue, fezes e urina (veja abaixo a lista completa).

De acordo com o Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Botucatu (HCFMB), que tem parceira com as prefeituras da região para realização de exames, o serviço está mantido nos prontos-socorros para pacientes em caráter de urgência. O atendimento a crianças e gestantes também foi mantido.

O motivo alegado pelo HC para a suspensão temporária dos exames é a falta de insumos, fato que acontece desde o começo deste mês. O atraso na entrega dos kits pelas empresas, segundo o HCFMB, foi motivado pelo período de final de ano e aumento excessivo do número de solicitações.

Em nota, o Hospital das Clínicas reforça que os exames adiados por falta de kits não causam prejuízos maiores aos pacientes ambulatoriais, ja que os atendimentos aos usuários classificados como casos de urgência e emergência, internados ou sob avaliação nos prontos-socorros estão mantidos.

A nota informa ainda que a retomada da rotina normal de atendimento em toda rede está prevista para o início da próxima semana, a partir de segunda-feira (26).

Confira lista de exames suspensos

Albumina

TGP

TGO

Bilirrubinas

Ck

CKMB

Ferro

Glicose

LDH

Magnésio

Potássio

PCR

Proteína urinária

Proteína total

Sódio

Microalbuminuria

Ferritina

HEP A IgG

HEP A IgM

HEP B – CORE

HEP B – CORE M

HEP B – AgHBs

HEP B – ANTI-HBS

HEP B – AgHbe

HEP B – ANTI-HBe

HEP C – ANTI-HCV

PSA TOTAL

SÍFILIS TREP.

TOXO IgG

TOXO IgM

TSH

T4 LIVRE

Fonte: Portal G1