Aplicação de segunda dose em idosos com mais de 90 anos em Botucatu será na próxima semana

 

A segunda dose de Coronavac para quem tem 90 anos ou mais deverá ocorrer no final da próxima semana, dentro do prazo de 28 dias entre as doses, conforme recomendação do fabricante. A informação foi divulgada nesta quinta-feira, 25, pela Prefeitura de Botucatu.

O orientação ocorreu junto com a divulgação de um drive-thru para idosos entre 80 e 84 anos que será neste sábado, dia 27, das 8h00 às 13h00 na Largo da Catedral de Botucatu.

Idosos com 90 anos ou mais, já imunizados com a primeira dose da Coronavac, não devem tomar esta vacina por se tratar de um imunizante de laboratório diferente, com orientações e indicações distintas.

“Quanto a segunda dose de Coronavac para idosos de 90 anos ou mais, as vacinas devem chegar na próxima semana, quando faremos uma ação de imunização específica para este grupo. Portanto, idosos já vacinados com a primeira dose, não devem comparecer no drive-thru deste final de semana”, explicou André Spadaro, Secretário de Saúde.

 

Também na segunda-feira, 01 de março, a partir das 14 horas, começará a vacinação de profissionais de saúde acima dos 60 anos. Estes poderão procurar a Unidade de Saúde mais próxima de casa para imunização, portando documento original com foto, CPF e Carteira de identidade de conselho de classe ativa (ex: CRM, COREN, CREFITO, etc).

Trabalhadores gerais da área da saúde, como recepcionista, segurança e faxineiros, devem levar documento original com foto, RG e documento que comprove a função e vínculo com empresa da área da saúde, como carteira de trabalho, holerite ou crachá de identificação.

Conforme orientação do Documento Técnico da Campanha de Vacinação Contra a Covid-19 do Governo do Estado de São Paulo, são considerados profissionais da saúde aqueles que atuam em espaços e estabelecimentos de assistência e vigilância à saúde, sejam eles hospitais, clínicas, ambulatórios, laboratórios e outros locais. Confira a lista:

– Profissionais da saúde: médicos, enfermeiros, nutricionistas, fisioterapeutas, terapeutas ocupacionais, biólogos, biomédicos, farmacêuticos, odontólogos, fonoaudiólogos, psicólogos, assistentes sociais, profissionais de educação física, médicos veterinários e seus respectivos técnicos e auxiliares;

– Trabalhadores de apoio: recepcionistas, seguranças, trabalhadores de limpeza, cozinheiros e auxiliares, motoristas de ambulâncias e outros;

– Profissionais que atuam em cuidados domiciliares: cuidadores de idosos, doulas/parteiras. Para cuidadores é necessário que o profissional apresente a Classificação Brasileira de Ocupações – CBO sob o código 5162;

– Funcionários do sistema funerário que tenham contato com cadáveres potencialmente contaminados.

Mais informações:
Secretaria Municipal de Saúde
Rua Major Matheus, 07 – Vila dos Lavradores
Telefone: 3811-1100

Veja também 

Botucatu terá vacinação para idosos entre 80 e 84 anos no sábado, 27