São Manuel registra primeiro caso de contaminação pela Variante Delta na cidade

A Diretoria Municipal de Saúde através da Vigilância Epidemiológica recebeu a informação do GVE- Grupo de Vigilância Epidemiológica do Estado, no último dia 31, a informação da confirmação do primeiro caso de contaminação pela variante Delta do Covid-19 em São Manuel.

Trata-se uma jovem de 19 anos, testada inicialmente por ser comunicante assintomática, que teve o teste coletado em 17/8/2021. Realizou o exame em razão de uma pessoa na residência ter testado positivo. Após testar positivo, a paciente com a variante Delta, apresentou sintomas como dor de cabeça intensa, dor ao engolir, perda de olfato, perda de paladar e fraqueza, porém, não foi necessária a internação. Ela recebeu a primeira dose da vacina Butantan contra a Covid-19 em 13/08/2021. A paciente permaneceu em isolamento social por 14 dias, já está liberada e passa bem.

Normalmente, o paciente com a variante Delta apresenta sintomas que parecem uma gripe e são semelhantes com outras variantes, como dor no corpo, coriza, tosse seca e garganta “raspando”.

O vírus pode se propagar de pessoa para pessoa por meio de gotículas do nariz ou da boca, que se espalham quando alguém doente tosse ou espirra. A maioria dessas gotículas cai em superfícies e objetos próximos, como mesas ou telefones.

A orientação da Diretoria de Saúde é que se tenha atenção para os casos leves assintomáticos, onde todos devem ser testados e a medidas preventivas contra a Covid-19, por ser uma variante de alta transmissibilidade, devem ser mantidas (distanciamento social, uso de máscaras, lavagem das mãos e uso de álcool em gel).

É importante ainda que as pessoas que já tomaram a primeira dose fiquem atentas para a data agendada da segunda dose e compareçam ao posto de vacinação (estação ferroviária) para completar o ciclo da imunização. Algumas delas não estão comparecendo para tomar a segunda dose, o que vem preocupando a Diretoria de Saúde, já que isto pode fazer com que o ciclo da imunização não se complemente.