Projeto de implantação do Sistema SESI de Ensino em São Manuel será votado pelos vereadores nesta sexta, 13

 

Ricardo Salaro pediu urgência na votação

O projeto de lei que dispõe sobre a autorização para celebrar convênio entre o município e o Serviço Social da Indústria (SESI) para implantação do sistema de ensino será votado na Câmara Municipal nesta sexta-feira, dia 13, a partir das 15h. Esse projeto tem a finalidade de implantar a metodologia e o material didático do Sistema Sesi de Ensino nas escolas municipais de São Manuel.

Urgência da votação

Segundo o texto encaminhado para a Câmara dos Vereadores, o Poder Público abriu mão há anos do convênio que mantinha com o Ministério da Educação (MEC), que cedia o material apostilado de forma gratuita. Por este motivo, e de acordo com o artigo 53 da Lei Orgânica do Município, o prefeito Ricardo Salaro solicitou “regime de urgência” para a apreciação do projeto na Câmara.

Se aprovado

O Sistema SESI de Ensino será implantado na Educação Infantil e do 1º ao 9º ano do Ensino Fundamental nas escolas municipais de São Manuel. De acordo com o Projeto de Lei no 001/2017, o convênio terá como objetivo “o fortalecimento do projeto político-pedagógico com o intuito de estabelecer cooperação técnica e financeira para implantação de sistema de ensino e atividades complementares”.

Sistema SESI de Ensino

O Serviço Social da Indústria foi criado em 1946 e tem a finalidade de prestar ao trabalhador e aos seus dependentes educação básica e assistência social. Atualmente, possui 167 Unidades Escolares, distribuídas em 112 municípios paulistas, com atendimento a mais de 100.000 alunos. Em 2016, o Sistema SESI-SP de Ensino atendeu 23 prefeituras, totalizando 106.926 alunos, 461 escolas de Educação Infantil e/ou Ensino Fundamental. Além de uma metodologia de ensino que privilegia o desenvolvimento dos saberes dos alunos, o Sistema SESI de Ensino prevê cursos e capacitação para os docentes e gestores.