Eclusas voltam a funcionar no Rio Tietê após quase um mês fechadas para a manutenção

A navegação no Rio Tietê voltou a normalidade nesta quarta-feira (5), em Barra Bonita (SP) e outras cidades da região, após quase um mês da da suspensão das eclusas para manutenção.

Além de Barra Bonita, as eclusas de Bariri, Promissão, Ibitinga e duas de Avanhandava foram fechadas para a manutenção preventiva programada, desde 6 de janeiro. O procedimento é executado pela AES Tietê e foi concluído no dia 4 de fevereiro.

A manutenção é feita a cada dois anos nessas seis eclusas e, segundo a empresa, garante o bom funcionamento dos equipamentos. Durante esse período, a navegação fica suspensa no trecho.
Segundo a empresa, todo o trabalho é previamente acompanhado e supervisionado pela Marinha do Brasil e Departamento Hidroviário, que é ligado à Secretaria Estadual de Logística e Transportes do Estado de São Paulo.

Os dois órgãos são responsáveis pela administração do fluxo do tráfego de embarcações no rio e pela comunicação aos usuários das operações de manutenção.

Além de embarcações com transporte de carga, como soja, as eclusas em Barra Bonita também recebem embarcações de passeios turísticos.

Fonte: G1