Alunos da rede municipal de São Manuel voltam às aulas

Mais de 3 mil alunos iniciaram o ano letivo na última segunda-feira, 30. Implantação do Sistema Sesi de Ensino e distribuição de uniformes são as novidades de 2017

Os 3.412 alunos da rede municipal de ensino de São Manuel retornaram às salas de aula na última segunda-feira, 30. Vale lembrar que as creches já funcionavam normalmente desde o dia 02 de janeiro em sistema de plantão.

Este ano, a rede municipal conta com nove escolas de ensino fundamental, nove pré-escolas, três creches e uma escola especial (APAE). No total, serão 203 dias letivos (52 dias no 1º bimestre, 53 dias no 2º, 50 dias no 3º e 48 dias no 4º bimestre).

O número total de aulas letivas cumpre a determinação da Lei de Diretrizes e Bases Nacional, Lei Federal nº 9.394 de 20 de dezembro de 1996, que prevê a obrigatoriedade do cumprimento mínimo de 200 dias letivos em todas as unidades escolares.

Sistema SESI de Ensino

Uma novidade este ano será a implantação do processo de ensino e aprendizagem do Sesi na rede municipal de educação. Centrada no aluno, a metodologia Sesi propõe uma abordagem inovadora, motivando o aluno a investigar caminhos, levantar hipóteses e construir conhecimento. A Diretoria de Educação corre contra o tempo para capacitar os profissionais e elaborar o material didático de acordo com o novo sistema de ensino.

Uniformes

Os uniformes da rede municipal de ensino serão entregues nos próximos dias. Os alunos receberão um kit contendo shorts-saia, camiseta de manga curta e de manga longa, calça, agasalho e tênis para as meninas. Para os meninos: shorts, camiseta de manga curta e manga longa, calça, agasalho e tênis.

Ao todo, serão entregues um total de 3.392 kits, sendo 1.191 para os alunos da Educação Infantil, 2.413 para alunos do Ensino Fundamental e 58 para alunos do EJA (Ensino de Jovens e Adultos). A Diretoria de Educação irá realizar um levantamento de quantidades e tamanhos para que todos os alunos recebam o conjunto no seu tamanho adequado.