Volta dos rodeios em Botucatu será debatido na Câmara

Política
Volta dos rodeios em Botucatu será debatido na Câmara 23 novembro 2011

Um assunto que gera grande polêmica será debatido em Audiência Pública no auditório da Câmara Municipal, no próximo dia 1º de dezembro a partir das 20 horas. O objetivo de debater questões relativas ? realização de Rodeios na Cidade. A discussão decorre de solicitação empreendida por meio do requerimento nº 953/2011, idealizado pelo vereador Xê (PSDB) e subscrito pelos vereadores Dr. Bittar (PCdoB), Bombeiro Tavares (DEM) e Fontão (PSDB).

Atualmente, a realização de Rodeios em Botucatu não é permitida em função da Lei Municipal nº 4.904/2008, que proíbe em seu artigo 36 a utilização de sedém em animais. Sedém uma corda confeccionada da crina do cavalo, rabo do boi, lã ou espuma revestida de tecido macio que, passada na altura da virilha do animal, tem a finalidade de estimulá-lo. Para muitos o sedém é um instrumento de tortura e de que os rodeios são um ritual de maus tratos aos animais.

De acordo com o vereador Xê que irá presidir a Audiência Pública, na oportunidade serão discutidas diversas questões relacionadas ? realização de rodeios, desde a proteção aos animais até aspectos econômicos que envolvem o Município. Para o parlamentar que se posiciona, favoravelmente, pela volta dos rodeios na Cidade, é de extrema relevância que o tema seja debatido pela sociedade local.

“Todos os setores envolvidos na questão precisam estar presentes, de modo que a discussão seja rica e democrática”, destaca. “Independente de vínculo com entidades, partidos políticos ou demais instituições, é fundamental que a comunidade local participe e dê sua opinião sobre a questão”, acrescentou o parlamentar.

Para este dia está previsto um verdadeiro “cabo de guerra” com a presença de centenas de pessoas ligadas aos mais diferentes segmentos da sociedade. De um lado da corda estarão os defensores do rodeio com o argumento de que os touros não sofrem maus tratos, fomenta o turismo atraindo pessoas de diferentes cidades do estado, aquece a economia e gera empregos.

Do outro lado da corda estarão pessoas que são contrárias aos rodeios, alegando que eles são, claramente, prática de maus tratos aos animais que são estimulados a pular na arena, como o sedém amarrado fortemente em suas genitálias.

Na montaria, o intuito do peão é permanecer no lombo do animal por, pelos menos oito segundos. Esses animais de arena são criados e selecionados para este fim. Também existem outras competições polêmicas nos rodeios envolvendo bovinos como, por exemplo, a que o bezerro é solto na arena e é perseguido pelo cavaleiro que salta sobre o animal torcendo seu pescoço para que ele caia no chão e seja amarrado nas quatro patas ou quando é laçado pelo pescoço em alta velocidade caindo violentamente contra o chão. Em qualquer uma vence o cavaleiro que cumprir a prova em menor tempo.

Compartilhe esta notícia
Oferecimento
ABC mobile
Oferecimento