Vereador Curumim é eleito presidente da Câmara Municipal

Política
Vereador Curumim é eleito presidente da Câmara Municipal 20 dezembro 2010

Não houve surpresas. Com seis dos 11 votos possíveis, como estava previsto, o vereador Curumim (PSDB) foi eleito presidente da Câmara Municipal de Botucatu, para o biênio 2011/2012, na noite desta segunda-feira. Com ele concorreu o candidato da oposição, professor Gamito (PT), que computou cinco votos.

Além do presidente foram eleitos para compor a Mesa dos Trabalhos o Dr. Bittar, do PV (vice-presidente), Bombeiros Tavares, do DEM (1º Secretário), e Benedito José Gamito, do PT (2º Secretário). Gamito foi votado para assumir a 2ª Secretaria da Casa com os seis votos da ala situacionista, como reconhecimento de seu trabalho de várias legislaturas como vereador.

Antes de a eleição acontecer na Câmara, Curumim ganhou a briga no ninho tucano que tinha outros dois candidatos interessados em assumir o mais alto cargo legislativo: Fontão e Xê. No final da tarde chegou-se a um acordo e Curumim foi o candidato da situação escolhido para disputar o pleito. Levou, além dos três votos do PSDB (ele próprio, Fontão e Xê), o do Dr. Bittar (PCdoB), Reinaldinho (PR) e Bombeiros Tavares (DEM). Foi para a votação com a maioria assegurada. Na linha oposicionista, o professor Gamito obteve cinco votos: o seu, os dos petistas Lelo Pagani e Carlos Trigo, professor Nenê (PSB) e Abelardo (PV).

“Fui escolhido para representar a situação na eleição e batalhei nos bastidores procurando mostrar meus planos de gestão para conseguir convencer meus colegas. Felizmente fui escolhido e quero honrar a confiança que em mim está sendo depositada. Como presidente vou procurar ser justo, atendendo a todos os 11 vereadores do legislativo sem ver cor partidária. Sou presidente de todos”, frisou Curumim.

Para Gamito, o resultado era previsível. “No jogo político quem tem maioria é soberano. Foi isso que aconteceu. Candidatei-me porque acredito que tenho experiência legislativa para exercer o cargo, mas não dá para fazer milagre. A matemática é essa e eles contavam com seis votos, que é a maioria. Mas isso não vai me abalar e vou continuar exercendo o meu trabalho como vereador, como fiz até hoje”, consolou-se Gamito.

Curumim sabe que terá em 2011 uma polêmica a resolver: Deverá colocar em votação a definição do número de vereadores que comporão a próxima legislatura, a partir de 2013. De acordo com a Emenda Constitucional nº 58, aprovada no ano passado no Congresso Nacional, em Brasília, cidades com o contingente populacional de Botucatu poderão ter até 19 vereadores, devido ? sua variável que está entre 120 e 160 mil habitantes.

Como, atualmente, a Câmara botucatuense é composta por 11 vereadores e a emenda permite até 19, o indicativo é que o número de cadeiras fique no “meio termo”, ou seja, 15 vagas, quatro a mais do que a legislatura atual e quatro a menos do limite máximo permitido. Esse assunto deverá ser colocado na pauta discussão já no primeiro semestre de 2011, mas Curumim prefere não falar sobre números.

“Não vejo problema algum nisso. Vamos agir dentro da legalidade do que permite a lei, sem cometer excessos. Isso deverá ser resolvido no ano que vem e será uma decisão de consenso dos vereadores com a população. Não descarto a possibilidade de marcar uma audiência pública para que esse assunto seja debatido por diferentes setores da sociedade botucatuense. O que decidir a maioria nós vamos fazer”, previu o presidente eleito.

{red}{n}Composição da Mesa e das Comissões Permanentes{/red}

Mesa dos Trabalhos{/n}
Presidente: André Rogério Barbosa (Curumim) – PSDB
Vice-presidente: José Eduardo Fuser Bittar (Dr. Bittar) – PCdoB
1º Secretário: Denilson Diogo Tavares (Bombeiro Tavares) – DEM
2º Secretário: Benedito José Gamito (Professor Gamito) – PT

{n}Comissão de Constituição de Justiça e Redação{/n}
Presidente: Luiz Francisco Fontes (Fontão) – PSDB
Relator: Reinaldo Mendonça Moreira (Reinaldinho) – PR
Membro: Abelardo Wanderlino da Costa Neto (Abelardo) – PV

{n}Comissão de Orçamento, Finanças e Contabilidade{/n}
Presidente: Reinaldo Mendonça Moreira (Reinaldinho) – PR
Relator: José Eduardo Fuser Bittar (Dr. Bittar) – PCdoB
Membro: Luiz Aurélio Pagani (Lelo) – PT

{n}Comissão de Obras, Serviços Públicos, Planejamento, Uso, Ocupação, Parcelamento do Solo e Atividades Privadas{/n}
Presidente: José Eduardo Fuser Bittar (Dr. Bittar) – PCdoB
Relator: Alexandre Guilherme Granado (Xê) – PSDB
Membro: Antônio Carlos Trigo – PT

{n}Comissão de Saúde, Educação, Cultura, Lazer, Turismo, Meio Ambiente e Assistência Social{/n}
Presidente: Luiz Aurélio Pagani (Lelo) – PT
Relator: Nilton César Andrade (Professor Nenê) – PSB
Membro: Abelardo Wanderlino da Costa Neto (Abelardo) – PV

{n}Comissão de Ética, Decoro Parlamentar e Disciplina{/n}
Presidente: Alexandre Guilherme Granado (Xê) – PSDB
Relator: José Eduardo Fuser Bittar (Dr. Bittar) – PCdoB
Membro: Reinaldo Mendonça Moreira (Reinaldinho) – PR

{n}Comissão de Defesa do Cidadão e dos Direitos Humanos{/n}
Presidente: Antônio Carlos Trigo – PT
Relator: Nilton César Andrade (Professor Nenê)
Membro: Luiz Aurélio Pagani (Lelo) – PT

Compartilhe esta notícia
Oferecimento
Salles institucional
Oferecimento