Jornal cita Deputado Fernando Cury em suposta ligação com lobista do escândalo da merenda

Política
Jornal cita Deputado Fernando Cury em suposta ligação com lobista do escândalo da merenda 12 fevereiro 2016

Delegado responsável pelo caso desmente e diz que parlamentar não é investigado

 

O jornal Estado de São Paulo traz em suas versões impressa e online desta sexta, 12, uma matéria que cita o Deputado estadual Fernando Cury (PPS) em um suposto grampo telefônico nas investigações da operação Alba Branca, que investiga um esquema de corrupção e superfaturamento na venda de produtos agrícolas para merenda de escolas municipais e estaduais de São Paulo. 

 

O escândalo vem envolvendo algumas pastas da gestão Geraldo Alckmin, bem como figuras políticas importantes como o presidente da Assembleia Legislativa, Fernando Capez (PSDB), o ex-chefe de gabinete da Secretaria Estadual da Educação Fernando Padula, o secretário de Logística e Transporte, Duarte Nogueira (PSDB), dentre outros, como supostos beneficiários de propina. Todos negam as acusações.

 

Segundo a reportagem do Estado, Fernando Cury teria mantido contato o lobista Marcel Ferreira Júlio, apontado como operador da Cooperativa Orgânica Agrícola Familiar (Coaf) no esquema que fraudou contratos de fornecimento de merenda escolar em pelo menos 22 municípios paulistas.

 

Diz a matéria, que integrantes do esquema foram à secretaria de Agricultura no dia 16 de dezembro de 2015 acompanhados do deputado estadual, cuja voz teria sido gravada em um dos grampos após o parlamentar usar o celular de Marcel. O deputado Fernando Cury nega veementemente qualquer ligação com o lobista. 

 

Em nota enviada ao Acontece, o parlamentar diz que não é alvo da investigação. Na tarde desta quinta-feira, 11, ele foi até a cidade de Bebedouro, onde foi recebido pelo delegado Mário José Gonçalves, que preside o inquérito. Foi expedida uma certidão atestando que o deputado não é investigado no Inquérito Policial 105/15 do qual culminou a Operação Alba Branca. 

 

Confira a nota na integra do Deputado Fernando Cury

 

Após questionamentos da imprensa sobre as relações que poderia manter com pessoas citadas pela Operação Alba Branca, o deputado estadual Fernando Cury esclarece que não é alvo da referida investigação. Interessado no esclarecimento das circunstâncias em que seu nome foi citado no curso das apurações, o parlamentar deslocou-se até o município de Bebedouro, na tarde desta quinta-feira, 11 de fevereiro, sendo recebido pelo delegado Mário José Gonçalves, que preside o inquérito.


Na oportunidade foi expedida uma certidão atestando que o deputado não é investigado no Inquérito Policial 105/15 do qual culminou a Operação Alba Branca. Também foi esclarecido pelo delegado que o assunto tratado durante uma conversa telefônica entre investigados, em que teria surgido o nome do parlamentar, não tem nenhuma relação com os fatos apurados.


Por ter a Agricultura como uma de suas principais bandeiras, constantemente lideranças e representantes de entidades ligados ao setor procuram o gabinete do deputado. Quanto ao questionamento sobre sua presença em uma reunião na Secretaria de Estado da Agricultura e Abastecimento, com a presença de um dos investigados pela Operação Alba Branca, o deputado Fernando Cury nega ter participado de qualquer encontro. Para comprovar sua afirmação, o parlamentar já solicitou oficialmente o registro de presenças do dia 15 de dezembro de 2015, data em que a referida reunião teria ocorrido.

O deputado se colocou à disposição para eventuais esclarecimentos, mas o delegado que preside o inquérito disse não ser necessário, visto que seu nome não consta na lista de parlamentares sob investigação, documento este já encaminhado aos órgãos competentes.


Empenhado no prosseguimento das apurações, o deputado Fernando Cury assinará a proposta de abertura de uma CPI para investigar o suposto esquema de fraudes na compra de produtos agrícolas destinados à merenda escolar.

 

Deputado Estadual Fernando Cury.

Compartilhe esta notícia
Oferecimento
Salles institucional
Oferecimento