Extinção de sacola plástica é debatida na Câmara

Política
Extinção de sacola plástica é debatida na Câmara 05 janeiro 2012

Acompanhando as atuais tendências de sustentabilidade e responsabilidade ambiental, a Câmara Municipal de Botucatu promoveu reunião com o objetivo de discutir medidas para abolição ao uso de sacolas plásticas em mercados. O encontro ocorreu na tarde de terça-feira (3), na sede da Casa de Leis.

A iniciativa partiu da Associação Paulista de Supermercados (Apas), em âmbito estadual. A entidade assinou um Termo de Cooperação com o Governo Estadual, extensivo ? s Prefeituras Municipais, que determina que dia 25 de janeiro marcará o fim do descarte irracional de sacolas nos supermercados.

Participaram do encontro, além de representantes da Associação Paulista de Supermercados (Apas), proprietários de mercados locais de diferentes portes e representantes da União ACE/CDL de Botucatu e da Secretaria Municipal de Meio Ambiente.

A reunião, conduzida pelo presidente da Câmara Municipal de Botucatu, vereador Curumim (PSDB), contou ainda com a presença dos vereadores Lelo Pagani (PT), Bombeiro Tavares (DEM), Professor Gamito (PT), Abelardo (PSD) e Professor Nenê (PT).

De acordo com o chefe do Legislativo, o encontro teve por objetivo consolidar um grupo de discussão que possa propor medidas viáveis para extinção do uso de sacolas plásticas no Município. “Trata-se de uma tendência nacional e Botucatu não pode ficar de fora”, coloca.

Curumim aponta uma série de benefícios que poderão ser alcançados com a extinção do uso de sacolas plásticas. “De modo geral, o controle do uso de sacolas plásticas beneficia diretamente o meio ambiente”, diz. “Mas, em ações práticas, também representa um tempo maior de uso, e redução de danos ambientais, do aterro sanitário local, já que a circulação de sacolas plásticas na Cidade será reduzida”, afirma.

O parlamentar ainda aponta que a medida deve favorecer os próprios comerciantes. “Apesar de haver a necessidade de investimentos em campanhas de conscientização, num segundo momento os estabelecimentos comerciais deixarão de gastar recursos financeiros com a distribuição de sacolas plásticas”, salienta.

Segundo Curumim, uma nova reunião será realizada para discutir ações específicas de conscientização sobre o uso de sacolas plásticas e alternativas ? utilização desse material. Esse próximo encontrou será realizado na quinta-feira (12), a partir 18h30, na sede do Legislativo botucatuense – Praça Comendador Emílio Peduti, nº 112, Centro. A reunião será aberta ? população.

Compartilhe esta notícia
Oferecimento
BERIMBAU INST MOBILE
Oferecimento