Brasileiros divulgam nas redes sociais boletins de urnas no exterior. Bolsonaro se destaca

Política
Brasileiros divulgam nas redes sociais boletins de urnas no exterior. Bolsonaro se destaca 07 outubro 2018

Na manhã deste domingo (7), tem circulado nas redes sociais fotos de boletins de urnas no exterior. Mais de 500 mil brasileiros estão aptos a votar em outros países. Por volta das 10h, 18 países já tinham encerrado a votação, como Índia, China, Japão e Austrália. Nas imagens divulgadas por eleitores, o candidato à presidência pelo PSL, Jair Bolsonaro, aparece com imenso destaque na frente dos concorrentes. São centenas de votos de vantagem sobre os demais candidatos.

Assim como ocorre no Brasil, logo que acaba a votação, a seção eleitoral é obrigada a divulgar em suas portas uma das vias do boletim de urna, caso a votação tenha sido feita com urnas eletrônicas. A regra existe para que os eleitores possam auditar o resultado do pleito e atestar a confiabilidade das urnas.

Segundo o TSE, eleitores podem tirar fotos, filmar e divulgar livremente o resultado das seções. Mas lembra que a contabilização de votos de todas as seções e a divulgação oficial dos resultados tanto no exterior quanto no Brasil só ocorrerá a partir das 19h (horário de Brasília).

O eleitor também pode auditar o resultado de uma ou mais seções por meio do “QR Code” impresso no boletim de urna. Esse código pode ser lido por celulares com câmera fotográfica que tenham o aplicativo “Boletim na Mão” instalado.

O que diz a lei

A resolução 23.399, do TSE, diz que a “a votação no exterior obedecerá aos procedimentos previstos para aquela que se realiza no território nacional, independentemente da utilização do voto eletrônico”.

Segundo o regulamento, a apuração dos votos nas seções eleitorais instaladas no exterior tem início após o encerramento da votação, “observados os procedimentos para aquela que se realizará no território nacional”.

Fonte: G1

Compartilhe esta notícia
Oferecimento
ABC mobile
Oferecimento