Forças de Segurança de Botucatu fazem operação contra furto de energia

As Forças de Segurança de Botucatu estão realizando uma grande operação nesta sexta-feira, 19, em toda a cidade. Equipes das polícias militar e civil, com apoio da Guarda Municipal, cumpriram mandados de busca em vários endereços.

O objetivo da operação foi combater o furto de energia em Botucatu, que anualmente causa um prejuízo enorme ao município. Pessoas abordadas e materiais apreendidos estão levados para a DIG (Delegacia de Investigações Gerais).

A ação vai durar o dia todo, segundo apurou o Acontece Botucatu com a Polícia Civil. Os números completos da operação serão divulgados no final da tarde.

Confira a nota oficial da CPFL:

“A Polícia Civil e Militar, em parceria com a CPFL Paulista, Guarda Municipal e Forças de Segurança, realizam nesta sexta-feira (19), uma operação de combate a fraudes e furtos de energia, os famosos “gatos”, em comércios da cidade de Botucatu.

Essas operações de inspeção têm como objetivo coibir a prática ilegal, que causa o encarecimento das tarifas para todos os clientes da distribuidora, pioram a qualidade do fornecimento de energia e colocam em risco a vida da população.

As fraudes e furtos de energia são crimes previstos no Código Penal, e a pena pode variar de um a quatro anos de detenção. Também são cobrados dos fraudadores os valores das tarifas referentes a todo o período em que ocorreu o roubo, acrescidos de multa.

Outra consequência negativa é a piora na qualidade do serviço prestado. As ligações clandestinas sobrecarregam as redes elétricas, deixando o sistema de distribuição mais suscetível às interrupções no fornecimento. Consumidores que cometem o crime também estão colocando em risco as suas vidas e da população. Pessoas não habilitadas que tentam manipular o medidor de energia ou realizar ligação direta na rede podem causar acidentes graves, até mesmo fatais.”