Previsão indica tempo seco também no mês de agosto

Quando volta a chover no estado?

Animação do Climatempo

Essa é uma pergunta recorrente e muita gente torce pela chuva para amenizar os efeitos do tempo extremamente seco. A chance de alguma chuva sobre o estado de São Paulo é considerada só para os primeiros dias de agosto, quando se espera a passagem de uma frente fria forte. Mesmo assim, a chuva não deve ser volumosa e nem generalizada.

Várias áreas do estado poderão ficar com muita nebulosidade, mas sem a chuva. A previsão é que a chuva desta frente fria comece a ser sentida no estado de São Paulo no dia 3 de agosto. Os mapas animados mostram a estimativa da chuva (manchas coloridas) entre os dias 28 de julho e 5 de agosto de 2017, de acordo com o modelo de simulação atmosférica GFS.

Mesmo com previsão de chuva para o começo de agosto, não se pode concluir que o período de estiagem acabou e que a chuva vai ser regularizar até o fim do mês.

Julho muito seco

Arquivo Acontece Botucatu

Julho é um mês de pouca chuva no estado de São Paulo e integra o trimestre mais seco do ano junto os meses de junho e agosto. Assim, passar vários dias sem chuva é normal.

Mas julho de 2017 será considerado seco a muito seco em praticamente todas as regiões paulistas. Isto significa que o total de chuva acumulado no mês ficará muito abaixo da média.

Pelas medições do Instituto Nacional de Meteorologia (INMET), os maiores totais de chuva no estado até a manhã do dia 27 de julho não chegavam aos 10 mm pelo interior do estado.

Algumas áreas do litoral norte tiveram chuva forte, pelos registros do Cemaden – Centro Nacional de Monitoramento e Desastres Naturais -, mas a Baixada Santista e o litoral sul tiveram pouca chuva.

São Paulo tem julho mais seco em 9 anos

Os paulistas reclamam da secura de julho de 2017 com razão.  Julho de 2017 está sendo o julho mais seco em 9 anos, desde 2008, quando não houve registro de chuva no Mirante. Para o período de 1961 a 2017 (56 anos), julho de 2017 está sendo o quarto mais seco.

A chance de alguma chuva até o dia 31 de julho é remota e o total de 0,8 mm acumulados até agora não deve ser alterado.

Com informações do Climatempo