Professor Carlos Wilcken toma posse como diretor da FCA no dia 27/01

 

A próxima sexta-feira, dia 27 de janeiro de 2017, será um dia especial para a Faculdade de Ciências Agronômicas (FCA) da Unesp, câmpus de Botucatu. A partir das 10h, no Auditório Paulo Rodolfo Leopoldo, os professores Carlos Frederico Wilcken e Dirceu Maximino Fernandes tomarão posse como diretor e vice-diretor, respectivamente, da unidade. O mandato dos novos dirigentes da FCA terá duração de quatro anos.

Durante a solenidade, que contará com a presença do professor Sandro Roberto Valentini, recém-empossado como reitor da Unesp, acontecerá um momento marcante na história de Botucatu e da Universidade: a assinatura do Contrato de Doação das Fazendas Lageado e Edgárdia à Unesp. A partir da assinatura do documento, as fazendas passam a ser de propriedade da Unesp.

A doação é resultante de longos anos de trabalho de autoridades políticas e universitárias. Atualmente, a utilização das Fazendas pela Universidade está fundamentada por uma escritura de cessão de uso conferida à então Faculdade de Ciências Médicas e Biológicas de Botucatu (FCMBB) pela União. Lavrada em junho de 1974, ela resultou de um intenso movimento iniciado ainda na década de 1960, que envolveu os estudantes, docentes e políticos, com destaque para o professor João Barisson Villares e o então deputado Braz de Assis Nogueira.

Desde então, todos os dirigentes da FCA e muitos colaboradores externos simpáticos à causa trabalharam para que a Unesp tivesse a propriedade das fazendas. “O desfecho da doação e a possibilidade de assinatura aqui em Botucatu foram conseguidos pelo Deputado Fernando Cury. Inicialmente, o contrato de doação seria assinado em São Paulo, mas quisemos trazer esse evento para o dia da posse do novo diretor, como um reconhecimento a todos os diretores, membros da nossa comunidade e colaboradores que lutaram por isso”, destaca o professor João Carlos Cury Saad, que encerra seu mandato como diretor da FCA.

Inaugurações

No mesmo dia, a FCA vai inaugurar seu Laboratório Central Multiusuários. A estrutura, com 1600 metros quadrados de área construída, vai colaborar para que as atividades de pesquisa e inovação da FCA continuem niveladas em qualidade e complexidade com as melhores instituições internacionais.

Também será inaugurado o novo pórtico de acesso à Fazenda Lageado, localizado na sequencia da Avenida Universitária.

Novos dirigentes

O diretor eleito da FCA, professor Carlos Frederico Wilcken é o atual vice-diretor da unidade. Formou-se agrônomo pela FCA em 1986. Ingressou como docente na Faculdade em 1989 no setor de Defesa Fitossanitária.

O professor Dirceu Maximino Fernandes, eleito para a Vice-Diretoria, é formado em Agronomia pela FCA em 1997.  Ingressou como docente na Faculdade em 1998. Atua na área de Fertilidade do Solo e Adubação de Plantas.