Prefeito se reúne com Secretário Estadual sobre barragem no complexo Véu de Noiva

Geral
Prefeito se reúne com Secretário Estadual sobre barragem no complexo Véu de Noiva 26 maio 2017

 

Divulgação Facebook

O Prefeito de Botucatu se reuniu na quinta-feira, dia 25, com o secretário estadual de Meio Ambiente, Ricardo Salles, durante a capacitação regional do Programa Município Verde Azul 2017, realizado no Parque Tecnológico. Entre os assuntos discutidos estava o projeto de construção de uma barragem na altura do complexo Véu de Noiva que poderia garantir o abastecimento da cidade pelas próxima décadas.

A Prefeitura de Botucatu corre atrás de verbas para tentar viabilizar o projeto executivo dessa obra complexa. Trata-se de um projeto ambicioso e que dificilmente seria finalizado na atual gestão.

Pardini fez alguns pedidos para o secretário estadual de Meio Ambiente, Ricardo Salles, em especial para que o governo do estado possa acelerar tramites burocráticos da obra. O licenciamento ambiental é um dos entraves.

“Essa obra é essencial para o abastecimento da nossa cidade nas próximas décadas. Pedimos uma atenção especial do secretário para os trâmites burocráticos quanto ao licenciamento ambiental da obra e ele se comprometeu a nos ajudar”, disse Pardini em postagem nas rede social.

O projeto 

Arquivo Prefeitura Municipal

O objetivo é construir uma barragem em uma área na região da cachoeira Véu de Noiva, um dos locais públicos mais acessados de Botucatu. O complexo recebe as águas do Rio Pardo, que abastece a maior parte de Botucatu e região.

De acordo com informações passadas ao Acontece Botucatu, essa barragem iria funcionar como um grande reservatório de água bruta. Dessa maneira, estaria garantido o abastecimento em períodos de estiagem ou crises hídricas, como a vivida em 2014/2015.

No mês de abril o Prefeito de Botucatu Mário Pardini (PSDB) esteve em Brasília, juntamente com o Deputado Estadual Fernando Cury (PPS), o Presidente da Câmara Izaias Colino (PSDB) e o vice-prefeito André Peres (PC do B), para tentar recursos que possam dar início ao projeto. Segundo a administração, a obra custaria algo em torno de R$ 40 milhões, mas o projeto executivo ainda precisa ser finalizado.

Foto Facebook Fernando Cury: Comitiva de Botucatu conversa com Tiago Lima, assessor especial do Ministério das Cidades

“Concluiremos o projeto, iniciaremos processo de regularização imobiliária e esperamos entregar, em nosso Governo, o licenciamento ambiental também concluído. Se não iniciarmos essa obra, o desejo é que as condições financeiras, ambientais e imobiliárias estejam totalmente resolvidas para que o próximo prefeito tenha condições adequadas para iniciar este grande empreendimento, que garantirá o abastecimento de água para as próximas gerações em nossa cidade, além de proporcionar novas condições de lazer e turismo para Botucatu”, disse ao Acontece Botucatu o Prefeito Mário Pardini.

O Deputado estadual Fernando Cury afirmou que a liberação desses recursos não será uma tarefa simples. O valor poderia ser obtido também através de recursos do PAC 2, Programa de Aceleração do Crescimento.

“Essa barragem no eixo do Véu da Noiva vai garantir uma segurança hídrica para a população por pelo menos 40 anos. Sabemos que não é uma tarefa simples conseguir a liberação dos recursos pelo valor alto da obra, mas vamos lutar e fazer a interlocução necessária para conquistar essa estrutura”, colocou o Deputado Fernando Cury em seu boletim semanal.

Segundo o planejado, serão cerca de 70 alqueires de área inundada, formando uma das maiores represas municipais no interior do Estado de São Paulo. Somente o Projeto executivo terá um custo aproximando de R$ 1,5 milhão.

Compartilhe esta notícia
Oferecimento
SABORES DE VERÃO
Oferecimento