Onça morre atropelada na Alcides Soares, perto de Vitoriana

 

Fotos enviadas ao Acontece Botucatu

Uma onça suçuarana (conhecida também por Parda ou Puma) foi encontrada morta às margens da rodovia Alcides Soares na noite desta quinta-feira, dia 20. O animal provavelmente foi vítima de atropelamento na via.

O local fica próximo do Distrito de Vitoriana, ao lado do acesso à estrada municipal Manuel Teixeira de Almeida. Populares recolheram o felino e o levaram para um rancho nas imediações.

Uma equipe da Guarda Municipal se deslocou até o local. O corpo do animal será levado ao Cempas da FMVZ/Unesp para ser avaliado e ter a confirmação da causa da morte. Segundo informações prestadas pela Guarda Municipal ao Acontece Botucatu, a onça aparentava lesões na coluna e cabeça, tendo hemorragia com o provável impacto.

O animal –

A onça-parda ou suçuarana, é um mamífero carnívoro da família Felidae e gênero Puma, nativo da América. É o mamífero terrestre com a maior distribuição geográfica no ocidente. É capaz de sobreviver em áreas extremamente alteradas pelo homem, como pastagens e cultivos agrícolas.

Segundo descreve o Wikipédia, é o maior membro da subfamília Felinae, medindo até 155 cm de comprimento, sem a cauda, e pesando até 72 kg, com porte semelhante ao do leopardo (Panthera pardus), sendo o segundo maior felídeo das Américas. É um animal solitário e mais ativo à noite. Alimenta-se predominantemente de cervídeos, mas pode variar a dieta, sendo considerada um predador oportunista.