O que aconteceu neste mesmo dia? Veja fatos do dia 15 de junho na história

Geral
O que aconteceu neste mesmo dia? Veja fatos do dia 15 de junho na história 15 junho 2016

 

1667 – É realizada a primeira transfusão de sangue

sangueNo dia 15 de junho de 1667, o médico pessoal do rei francês Luís XIV, Jean-Baptiste Denys, introduziu sangue de ovelha em um menino de 15 anos, fato que ficou conhecido como a primeira transfusão de sangue documentada. Após a realização com sucesso da prática, Denys fez outras tentativas, mas a falta de conhecimento sobre esse tipo de procedimento, envolvendo diferentes espécies, resultou na morte de alguns de seus pacientes. Por conta disso, a prática causou polêmica e grande controvérsia na França, o que provocou sua proibição em 1670. Apesar disso, Denys forneceu as bases para os futuros procedimentos de transfusão de sangue. Em 1902, Karl Landsteiner descobriu a existência dos quatro grupos sanguíneos, feito que lhe rendeu um Prêmio Nobel e permitiu que outras transfusões de sangue ocorressem de maneira segura e confiável, salvando milhares de vidas pelo mundo. Quanto a Denys, ele desistiu da carreira de médico após suas tentativas frustradas de realizar as transfusões de sangue.

1962 – Acre é elevado à categoria de Estado

acreEm um dia como esse, no ano de 1962, o então território do Acre foi elevado à categoria de estado, tornando-se uma das 27 unidades federativas do Brasil. O Acre possui uma área que equivale a menos de 2% do total do país e é um dos estados menos povoados do país. Até o início do século XX, o Acre pertencia à Bolívia. Contudo, desde o começo do século XIX, grande parte de sua população era de brasileiros que exploravam seringais e que, na prática, acabaram criando um território independente. Em 1899, os bolivianos tentaram recuperar a área, mas os brasileiros se revoltaram, no episódio conhecido como a Revolução Acriana. Em 17 de novembro de 1903, o Brasil recebeu a posse definitiva da região com a assinatura do Tratado de Petrópolis. O território passou ao domínio brasileiro após pagamento de dois milhões de libras esterlinas, de terras de Mato Grosso e do acordo de construção da estrada de ferro Madeira-Mamoré.

1969 – Entra no ar a TV Cultura, em São Paulo

culturaNo dia 15 de junho de 1969 entrava no ar, em São Paulo, a A TV Cultura, uma rede de televisão brasileira sediada em São Paulo. Ela foi fundada em 20 de setembro de 1960 pelos Diários Associados e reinaugurada em 15 de junho de 1969 pela Fundação Padre Anchieta. Esta entidade, sem fins lucrativos, recebe verba pública por meio do governo do estado de São Paulo, e recursos privados, através de propagandas, apoios culturais e doações de grandes corporações. Sua programação conta com conteúdo educativo, transmitido para todo o Brasil via satélite e pelas suas afiliadas e retransmissoras espalhadas pelo país.

Fonte: History

NO ACONTECE BOTUCATU:

2013 – Realizado o mutirão de limpeza no Rio Lavapés

A Secretaria Municipal de Meio Ambiente em parceria com a Sabesp e apoio da Guarda Municipal, realizou na manhã do dia 15 de junho de 2013, um mutirão de limpeza de quase cinco quilômetros de um dos rios mais conhecidos de Botucatu: o Lavapés. A operação teve a participação de 400 pessoas. As entidades voluntárias que participaram da limpeza do córrego foram: Organização Não Governamental (ONG) SOS Cuesta, Grupo Escoteiro Padre Anchieta (Gepa), Projeto Social Paraná, Tiro de Guerra (TG) 02-048, além de atletas da Terceira Idade oriundos dos projetos da Secretaria Municipal de Esportes e Lazer.

2011 – GCM prende cidadão procurado por roubo e duplo homicídio

Um cidadão de nome Lauzo Francelino dos Reis foi preso numa quarta-feira, 15 de junho de 2011, no Pronto Socorro (PS) Municipal, na Rua Joaquim Lyra Brandão, na Vila Assumpção. Ele sentiu-se mal e procurou o PS. Como apresentou suspeitas, a direção acionou a Guarda Municipal para uma averiguação. Indagado sobre sua situação criminal, o rapaz alegou que tinha passagens policiais por roubo (artigo 157) e duplo homicídio (artigo 121). Os agentes descobriram que ele estava com mandado de prisão em aberto, a cumprir, expedido pelo Estado do Paraná, pelo duplo homicídio, condenado a 18 anos de reclusão. O homem foi escoltado ao estado do Paraná, onde permaneceu preso.

2010 – Botucatuenses fazem muita festa com a vitória do Brasil

Neste mesmo dia, em 2010, vários botucatuenses saíram às ruas para comemorar a vitória por 2 a 1 da seleção brasileira de futebol contra a Coréia do Norte, com gols de Maicon e Elano. O jogo pode não ter sido empolgante, mas a festa nas Avenidas Dom Lúcio e Santana foi prá lá de animada. Pessoas caminhando pelas calçadas fazendo tremular as bandeiras ou nas carreatas com cornetas e buzinaços para comemorar a estreia do Brasil na Copa do Mundo. Para evitar excessos durante a comemoração, a Polícia Militar (PM) assim como a Guarda Civil Municipal (GCM) se posicionaram em pontos estratégicos das avenidas, mas mesmo assim ainda houve quem soltasse bombas nas calçadas, assustando quem estava apenas comemorando. Ninguém saiu ferido.

Compartilhe esta notícia
Oferecimento
Supermusculos quarta
Oferecimento