IB/Unesp promove “Música, Luz e Arte no Natal do Jardim Botânico”

 

O Jardim Botânico do Instituto de Biociências (IB) da Unesp, localizado no câmpus Rubião Júnior, em Botucatu, promoverá neste mês de dezembro, uma série de atividades culturais intitulada “Música, Luz e Arte no Natal do Jardim Botânico”. A entrada é gratuita à toda população. Durante o evento ainda será realizada uma campanha de Natal para a arrecadação de brinquedos que serão destinados a entidades assistenciais da Cidade.

A programação teve início no dia 1º (sexta), às 18 horas, com a apresentação do Coral da Associação Fraternal Pelicano (Afrape). Ontem o Jardim Botânico teve  um espaço livre a diversas manifestações culturais com as presenças já confirmadas de André Jim e a dupla de sertanejo raiz Billy e Bene. Demais interessados em se apresentar poderão se inscrever por e-mail [ste.cristina1@gmail.com].

Neste segunda, dia 4 (segunda), às 18 horas, haverá a apresentação da Banda Rock Codici. No dia 5 (terça), novamente às 18 horas, é a vez da tradicional Orquestra do Núcleo Assistencial – “Joanna de Angelis”. Já no dia 6 (quarta), às 18 horas, está programada uma Oficina de Origami de Natal, na qual os interessados também poderão fazer inscrição pelo e-mail ste.cristina1@gmail.com.

No dia 7 (quinta), às 18 horas, o público presente ao Jardim Botânico do IB poderá apreciar o som da Orquestra da Afrape. Para fechar o evento, no dia 8 (sexta), será organizado uma Atividade de Meditação Mindfulness (Atenção Plena), conduzida pelo grupo de yoga do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Botucatu (HCFMB) e Fundação para o Desenvolvimento Médico Hospitalar (Famesp).

A entrada para o Jardim Botânico do IB será feita pelo Herbário – “Irina Delanova De Gemtchujnicov”, localizado na Rua Prof. Dr. Walter Maurício Correa, s/nº [rua de saída da FMVZ].

Sobre o Jardim Botânico

O Jardim Botânico do IB iniciou atividades após a implantação do Departamento de Botânica, na antiga Faculdade de Ciências Médicas e Biológicas de Botucatu (FCMBB), no início da década de 1970. O espaço criado para esta finalidade foi inicialmente denominado “Horto Experimental do Departamento de Botânica”.

A primeira realização do Jardim Botânico foi a criação de um pomar, numa área de aproximadamente dois hectares, situada na parte mais alta do Campus de Botucatu, onde já existiam jabuticabeiras, mangueiras, abacateiros e araucárias, circundada por bosque de eucaliptos. Ainda na década de 70, devido ao crescimento do Campus Universitário, uma outra área de aproximadamente 110.000m² ainda dentro do câmpus da Unesp em Rubião Júnior, foi destinada às novas instalações do Jardim Botânico.

Atualmente possui coleções de gimnospermas, árvores floríferas brasileiras, orquídeas e cactáceas, como também, remanescentes da vegetação natural composta por fragmentos de floresta estacional semidecídua e floresta ripícola. No ano de 2000, foi agregado o novo prédio do Herbário “Irina Delanova Gemtchujnicov”, pertencente ao Departamento de Botânica. Neste mesmo ano, foi concluída a construção de um lago para cultivo de plantas aquáticas.

O Jardim Botânico do Instituto de Biociências é reconhecido internacionalmente como um dos cerca de 30 Jardins Botânicos oficialmente existentes no Brasil, sendo integrante da Rede Brasileira de Jardins Botânicos. Por possuir remanescentes de vegetação nativa, tem possibilitado o desenvolvimento de projetos que visam ao conhecimento da flora local, bem como da fauna residente e transitória. Nele são realizadas também atividades de Educação Ambiental voltadas para a comunidade, principalmente para alunos de escolas públicas de Botucatu e região”.

Mais informações podem ser obtidas pelo (14) 3880-0124 ou no site do Jardim Botânico:www.jb.ibb.unesp.br.

Programação:

01/12 (Sexta-feira) 18h – Coral da Associação Fraternal Pelicano (AFRAPE).

02/12 (Sábado) 17h – Tarde cultural no JB (Palco livre – inscrições: ste.cristina1@gmail.com).

04/12 (Segunda-feira) 18h – Banda Rock Codici.

05/12 (Terça-feira) 18h – Orquestra “Joanna de Ângelis”.

06/12 (Quarta-feira) 18h – Oficina de Origami de Natal (Inscrições: ste.cristina1@gmail.com).

07/12 (Quinta-feira) 18h – Orquestra da Associação Fraternal Pelicano (AFRAPE).

08/12 (Sexta-feira) 17h – Grupo de Yoga HC-FMB/Famesp e Atividade Meditação Mindfulness.