IB da Unesp irá realizar a Semana de conscientização sobre o cérebro

 

No período de 13 a 22 de março, o Instituto de Biociências (IB) da Unesp, câmpus de Botucatu, promoverá a segunda edição da Semana de Conscientização sobre o Cérebro que visa a divulgação de temas relacionados à neurociência. Em nível mundial, o evento ocorre há 21 anos e foi idealizado pela organização não governamental americana Dana Foundation.

“Este ano, o tema escolhido para tratar sobre neurociências são as emoções, o que nos ajuda a sentirmos vivos e nos dá o sentido de auto-preservação”, explica a professora Juliana De Gobbi, do Departamento de Fisiologia.

Na programação, está incluída distribuição de material informativo no restaurante Bom Prato, localizado no câmpus de Rubião Júnior da Unesp, no dia 13 de março, das 11h às 13h30. Também haverá, em escolas, atividades lúdicas e palestra sobre a prática da meditação e os benefícios para o sistema nervoso central, tema abordado em parceria com a Assertiva Mindulness.

Ainda como parte das atividades, no dia 21 de março, às 17h, o professor Antonio Francisco Godinho, do Ceatox, unidade auxiliar do IB, enfocará o tema “Efeitos dos agentes poluidores do meio ambiente sobre o sistema cerebral que controla as emoções”. Essa atividade será no anfiteatro do IB e aberta a toda a comunidade.

Além dos docentes Juliana e Godinho, as atividades contam com participação dos professores Ana Kiss, do Departamento de Fisiologia, Flávia Dellela e Rafael Nóbrega, do Departamento de Morfologia, Norka Barrueto, do Departamento de Educação, de graduandos dos cursos de Ciências Biológicas e Ciências Biomédicas e alunos de pós-graduação.

Assessoria de Comunicação e Imprensa do Instituto de Biociências