HCFMB realiza 1º Workshop de Comunicação e Relacionamento com a Imprensa

Geral
HCFMB realiza 1º Workshop de Comunicação e Relacionamento com a Imprensa 16 junho 2017

 

O Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Botucatu (HCFMB) realizou nessa semana o 1º Workshop de Comunicação e Relacionamento com a Imprensa. O evento, idealizado pelo Núcleo de Comunicação, Imprensa e Marketing (NCIM) do HCFMB e pela 4toques comunicação, empresa parceira do Hospital, teve como objetivo apresentar a estrutura da comunicação do HCFMB, identificar os fluxos internos de comunicação e aprimorar a relação entre o Hospital e a mídia em geral.

A iniciativa, promovida pelo superintendente do HCFMB Dr. André Balbi, reuniu responsáveis por diferentes serviços e unidades do Hospital. As palestras ficaram por conta da coordenadora do NCIM Bruna Fioruci; dos diretores da 4toques comunicação, Leandro Rocha e Clarissa Athayde; e dos convidados Patrícia Cainelli, assessora de imprensa do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (HCFMRP) e Evandro Cini, repórter e apresentador da TV TEM Bauru.

Dr. André Balbi comentou sobre o objetivo do workshop. “Nossa intenção é buscar sempre melhorar a relação entre o Hospital e a imprensa. Temos uma das melhores assessorias de imprensa da região, muito abrangente e apta a dar informações, esclarecimentos e principalmente, a ser parceira. Queremos ter uma relação franca, entendendo as dificuldades de cada lado”, disse.

Coordenadora do NCIM do HCFMB, Bruna Fioruci falou sobre o evento, além de explicar como funciona a estrutura de comunicação no HC e o papel de cada frente da equipe. “Sabemos que lidamos com um bem imensurável, que é a imagem do Hospital. Costumo dizer que somos facilitadores da informação. Esse evento apresenta o nosso trabalho e mostrará a vocês que sim, estamos no mesmo time”, comentou.

Leandro Rocha e Clarissa Athayde apresentaram os fluxos de comunicação no atendimento à imprensa, além de destacar a importância do relacionamento adequado com a mídia, e das maneiras mais eficazes de comunicação. “Falar com a imprensa requer planejamento, pois o entrevistado tem a responsabilidade de divulgar informações para a sociedade, e deve ter firmeza e equilíbrio para se posicionar e declarar as mensagens que sejam de interesse público, mas que também estejam alinhadas com sua função profissional ou com os interesses da organização representada”, destacaram.

A assessora de imprensa do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (HCFMRP) Patrícia Cainelli, explicou como realiza seu trabalho no Hospital, apresentando dados gerais e explanando sobre casos de grande repercussão. “O objetivo estratégico da nossa comunicação é mostrar visibilidade, consolidando a marca do HCFMRP, fortalecendo a comunicação e o relacionamento com a imprensa dentro da instituição, o que é um desafio constante”, frisou.

Evandro Cini, repórter e apresentador da TV TEM Bauru, abordou temas como o gerenciamento de crises e a divulgação de pautas de serviços à comunidade, além das pautas institucionais. Cini explicou os fluxos e intuitos que levam o repórter a buscar dados para a reportagem, contando algumas histórias sobre a cobertura da TV na área da saúde, entrevistas editadas e a importância da assessoria do Hospital dar um retorno à demanda, não deixando dúvidas à audiência sobre o caso. “O Hospital precisa mostrar que está ali, trabalhando em prol ao paciente, e o nosso papel não é nada além do belíssimo trabalho que vocês fazem. Obrigado pela oportunidade de dividir meus conhecimentos e aprender com vocês”, finalizou.

Vivian Abilio – Núcleo de Comunicação, Imprensa e Marketing do HCFMB

Compartilhe esta notícia
Oferecimento
ABC mobile
Oferecimento