Governo de Portugal vai comprar cinco KC-390 da Embraer

 

Foto Acontece Botucatu

O Governo português decidiu nesta quinta-feira, dia 08, avançar na compra de cinco aeronaves KC-390. As aeronaves vão substituir os aviões C-130. Segundo uma resolução aprovada no Conselho de Ministros de Portugal, foi autorizado o início das negociações com a Embraer para a compra das cinco unidades, além de um simulador de voo (fullflight simulador CAT D) para a instalação e operação em território nacional.

A resolução não indica valores ou prazos. As aeronaves irão substituir os aviões C-130 da Força Aérea Portuguesa e poderão ser usadas para o transporte e lançamento de cargas e tropas, reabastecimento aéreo, busca e resgate, além de combate a incêndios.

A possibilidade de o KC-390 poder ser utilizado no combate direto a incêndios é uma vertente que interessa em particular ao Governo português, tendo em conta a possibilidade de a Força Aérea vir a participar nessas missões.

Em comunicado, o Governo justificou a opção destacando a importância estratégica que a indústria aeronáutica pode desempenhar no desenvolvimento econômico nacional. Portugal está envolvido no projeto do KC-390 através do CEIIA (desenvolvimento e testes) e das unidades da Embraer no país: a OGMA, em Alverca, e as fábricas de Évora (construção de componentes).

Com informações do Diário de Notícias de Lisboa/Portugal