Governador regulamenta lei que prevê investimentos para as Guardas Municipais

 

Lei agora autoriza investimentos nas Guardas Municipais

O governador Geraldo Alckmin assinou na última sexta-feira, dia 24, a regulamentação da lei nº 16.111, de autoria do Deputado Estadual Chico Sardelli, que libera recursos para os municípios investirem em segurança, no caso investimentos para as Guardas Municipais. O ato ocorreu na sede do governo paulista, o Palácio dos Bandeirantes e contou com a presença de aproximadamente 200 pessoas.

Estavam presentes deputados, prefeitos, secretários municipais, comandantes e guardas. A lei prevê o repasse de verbas para aquisição de veículos equipados, coletes à prova de balas e uniformes. A regulamentação ampliou o benefício também para a realização de cursos de formação e capacitação de guardas.

GCM Vaz representou Botucatu no evento

Aproximadamente 80 GCMs do interior do estado estiveram representando suas respectivas cidades. Da região estiveram presentes Guardas de Botucatu, Itatinga, São Manuel, Areiópolis, entre outras. Representaram Botucatu o GCM Vaz e o vereador Abelardo (PMDB), que estiveram juntos em outra oportunidade em São Paulo protocolando pedidos para a GCM.

Há uma estimativa de que R$ 120 mil sejam liberados para a Guarda Municipal de Botucatu nos próximos meses. Antes, pela falta de uma legislação especifica, o governo estadual tinha dificuldades repassar recursos diretamente para as Guardas Municipais. Sardelli já apresentou emenda ao orçamento do Estado para 2018 destinando cerca de R$ 30 milhões para investimentos nas Guardas Municipais com base nessa legislação.