Feira no Campus da Unesp em Botucatu volta a ser presencial

Geral
Feira no Campus da Unesp em Botucatu volta a ser presencial 07 novembro 2021

Com o fim as restrições impostas pelo governo de São Paulo para conter a disseminação do novo coronavírus e a redução significativa do número de novos casos registrados, muitas atividades que  haviam deixado de ser realizadas de forma presencial começam a ser retomadas. É o caso do “É Dia de Feira”, iniciativa que busca incentivar os bons hábitos alimentares de quem frequenta o campus da Unesp, em Rubião Júnior, estimulando funcionários, pacientes e visitantes a consumir produtos da agricultura orgânica a preços acessíveis.

O projeto é realizado pelo Departamento de Saúde Pública da Faculdade de Medicina de Botucatu (FMB/Unesp), Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Botucatu (HCFMB) e pelo Departamento de Ciências Humanas e Ciências da Nutrição e Alimentação do Instituto de Biociências de Botucatu (IBB), com apoio da Proex (Pró-Reitoria de Extensão Universitária).

Por conta da pandemia, desde maio deste ano, a feira vinha acontecendo no formato delivery. Mas o público já pode separar a sacola porque a próxima edição voltará a ser realizada de forma presencial. Na quarta-feira (10), as barracas serão montadas no gramado da Biblioteca do Campus, com atendimento ao público das 11 às 14 horas.

Os organizadores alertam que continuarão a ser adotadas medidas de proteção que incluem o uso obrigatório de máscaras, distanciamento preventivo entre os expositores e consumidores e higienização das mãos com álcool em gel. Como forma de reduzir o consumo de sacolas plásticas serão colocadas à venda sacolas ecológicas produzidas com material reciclável gerado no Hospital das Clínicas (HC) que poderão ser adquiridas por R$ 5,00.

Encomendas 

Mesmo com o retorno do atendimento presencial, os consumidores que preferirem poderão fazer as encomendas de forma antecipada, retirando os produtos no dia da feira. Se for essa a opção, o cliente  deverá entrar no grupo de WhatsApp (link na BIO) para conhecer os produtores e os itens que serão vendidos antecipadamente (apenas os administradores do grupo podem enviar mensagem). Os produtores divulgarão os itens disponíveis no grupo. Os clientes entrarão em contato direto com o produtor (no privado), farão os pedidos e acertarão a forma de pagamento. No dia da Feira, o cliente deverá ir até a barraca do produtor e retirar seu pedido.

O projeto “É Dia de Feira” busca incentivar a alimentação saudável e sustentável, além de valorizar e fortalecer a agricultura local, orgânica e agroecológica. Além disso, permite a aproximação de produtores e consumidores, reduz intermediários na cadeia de consumo, estimula a continuidade da produção e garante o acesso a alimentos com preços mais justos em comparação aos praticados nos mercados tradicionais.

A iniciativa conta com parceria do Grupo Administrativo do Campus (GAC), Biblioteca do Campus, INTERESSAN, Núcleo de Hospitais Sustentáveis/HCFMB, Núcleo de Movimento, Inclusão e Saúde (Numis)/FMB e Banco de Alimentos de Botucatu.

Fonte: FMB/Unesp

Compartilhe esta notícia
Oferecimento
BERIMBAU INST DESK
FREIRE MOTOS
Oferecimento

Veja também

Oferecimento
VISTORI
SHOPPING INSTITUCIONAL
INSTITUCIONAL ELO
EXAME TOXICOLOGICO