Dois cursos da Unesp estão na lista dos melhores do mundo; entre eles o de Veterinária

 

A Unesp teve dois cursos classificados entre os 50 melhores do mundo, segundo ranking divulgado dia 7 de março pela consultoria britânica especializada em ensino superior QS (Quacquarelli Symonds). Ficou em 33º em Odontologia e 47º lugar em Medicina Veterinária.

O levantamento avalia 1.127 universidades, de 74 países, em 46 áreas de conhecimento. Para fazer a medição, são usados fatores como número de citações científicas, impacto acadêmico, além da reputação entre as universidades e os empregadores.

O Brasil é o campeão da América Latina. Tem 27 universidades, que aparecem 246 vezes nas tabelas dos cursos. O total é mais do que o dobro do Chile, que tem 98 colocações e 12 instituições. A Universidade de Harvard é a líder mundial, com quinze cursos em primeiro lugar. Está à frente do Massachussets Institute of Technology (MIT), agora na segunda colocação.

Além da Unesp, quatro universidades brasileiras, todas públicas, aparecem no top 50. São elas a USP, a Unicamp, a UFMG e a UFRJ.

Odontologia na Unesp
Na Unesp, o curso de Odontologia é oferecido nos Câmpus de Araçatuba, Araraquara e São José dos Campos.

Foto Unesp/Botucatu

Medicina Veterinária na Unesp
A Unesp oferece o curso de Medicina Veterinária nas cidades de Araçatuba, Botucatu e Jaboticabal. Em todos, há crescente preocupação com a sustentabilidade e os impactos ambientais decorrentes da pecuária como um todo, sendo estudadas e aplicadas novas técnicas de gerenciamento de resíduos químicos e biológicos, de excrementos e de efluentes produzidos nos criatórios animais.

Além de disciplinas básicas e profissionalizantes que oferecem estágios de treinamento e aperfeiçoamento, são ministradas matérias da área de Humanidades as quais, juntamente com outras atividades correlatas também promovidas, contribuem para a formação holística do aluno.

As três faculdades mantêm hospitais veterinários, onde os alunos, supervisionados por docentes, prestam atendimento clínico e cirúrgico a pequenos animais (cães e gatos), animais de grande porte (ovinos, bovinos, equinos, suínos e caprinos) e animais selvagens. Os cursos exigem estágio curricular para sua conclusão. A Universidade mantém ainda programas de residência veterinária e de pós-graduação em nível de mestrado e doutorado.

Com o crescimento do número de graduados em Medicina Veterinária decorrente da criação de novas unidades de ensino superior no Brasil, a graduação em instituições de reconhecida competência é um diferencial para ingressar em melhores condições no mercado de trabalho, e o desempenho dos cursos da Unesp no Enade (Exame Nacional de Desempenho de Estudantes) os coloca entre os melhores do país.