Cempas recebe estudantes do distrito de Vitoriana

 

Nos dias 16, 17 e 18 de outubro, o Centro de Medicina e Pesquisa em Animais Selvagens (Cempas) da Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia da Unesp, câmpus de Botucatu, recebeu a visita de alunos do Escola Municipal de Ensino Fundamental Raymundo Cintra, situada no Distrito de Vitoriana.

Ao longo dos três dias, mais de cem alunos de terceiro, quarto e quinto anos da escola foram recepcionados pela equipe do Cempas e receberam informações sobre conservação da fauna e os cuidados com os animais silvestres.

Para Vanda Rodrigues, professora do quinto ano da Escola Raymundo Cintra, a visita acrescenta bastante à formação dos jovens estudantes. “É uma atividade muito importante, especialmente por serem alunos que moram no distrito de Vitoriana, hoje cercado por  plantações de cana ou de laranja da região. Eles aprendem a importância dos cuidados com o ambiente, a fauna e flora. Já estamos sofrendo as consequências das mudanças ambientais e para os jovens é importante saber que é preciso cuidar do espaço deles”.

O coordenador do Cempas, professor Carlos Roberto Teixeira, reafirmou o compromisso do Cempas com a educação ambiental. “Somos os principais interessados em informar e educar os jovens sobre os cuidados com o meio ambiente. Se as gerações futuras tiverem outra postura diante de fauna e da flora local, nosso trabalho aqui será facilitado e mais eficiente. Queremos ajudar a mudar a conduta dos cidadãos a esse respeito e entendemos que receber as escolas aqui no Cempas ajuda nesse sentido”.