Botucatu e Pardinho destinaram mais de 40 mil pneus para a reciclagem em seis meses

A reciclagem de pneus é uma das principais preocupações das prefeituras brasileiras, já que o material, quando descartado irregularmente, serve como criadouro de mosquitos transmissores da dengue.

Com a intenção de eliminar o problema, desde 2009, Botucatu tem um convênio com a Reciclanip, uma organização não governamental da Associação Nacional da Indústria de Pneumáticos, ANIP, para o recolhimento e encaminhamento correto de pneus. A Reciclanip é responsável por implementar a logística reversa dos pneus no Brasil desde 2007 e é considerada uma das maiores iniciativas da indústria brasileira na área de responsabilidade pós-consumo.

“Embora haja essa iniciativa, muitos municípios de pequeno porte, não conseguem se conveniar a entidade, ou até mesmo, não possui barracão para prover o armazenamento. Desta forma, o Estado estimula o diálogo entre municípios para acharem soluções conjuntas, principalmente para a questão dos resíduos. Desde 2016, Botucatu e Pardinho se uniram em prol desta causa”, afirma Fernanda Bernardi, Diretora de Educação Ambiental da Secretaria do Verde.

Por meio dessa união, os dois municípios recolheram e destinaram mais de 40 mil pneus nos últimos seis meses.

“Esta parceria entre Botucatu e Pardinho tem rendido diversas vantagens, como por exemplo o controle dos possíveis criadouros do mosquito transmissor da dengue, o aumento de mão de obra para realizar o carregamento dos pneus, o estreitamento de laços entre os municípios, entre outros”, concluiu Fernanda Bernardi.

Quem tiver pneu sem uso em casa, pode levar ao galpão de armazenamento, que funciona na Rua José Barbosa de Barros, 120  – Jardim Paraíso, o horário de funcionamento é de terça e sexta, das 9h às 16h.