“Operação Verão” vai até março do ano que vem

Geral
“Operação Verão” vai até março do ano que vem 28 dezembro 2015

A medida coordenada pela Defesa Civil do município tem parceria do Corpo de Bombeiros, Guarda Civil Municipal (GCM)  e  Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu)

 

Iniciada no mês outubro de 2015 e prevista para ser prorrogada até março de 2016, a “Operação Viva Verão” visa prevenir os riscos de afogamento nesse período de férias em locais onde acontece o fluxo de pessoas. A operação é coordenada pela Defesa Civil do município em parceria com o Corpo de Bombeiros, Guarda Civil Municipal (GCM)  e  Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu-192), lançaram a operação “Viva Verão 2015”. 

Entre as atividades desenvolvidas está a orientação de como as pessoas devem se prevenir em locais de risco como cachoeiras da região, piscinas, praias e bairros com represas como o Rio Bonito, Mina e Porto Said. Esse tema também foi trabalhado junto aos alunos nas escolas do Município antes das férias escolares, para alertar sobre os cuidados que as pessoas devem ter nos locais onde possam ocorrer afogamentos.

No lançamento desse programa a enfermeira do Samu, Priscila M. Vieira de Almeida, enfatizou que a maioria dos casos de afogamento acontece em cachoeiras do município, com vítimas jovens em situação de lazer e que normalmente não seguem as normas de segurança estabelecidas e acabam excedendo os limites permitidos. “O uso de álcool é um dos fatores de risco mais importantes na epidemiologia do afogamento”, apontou Priscila Almeida.

O coordenador da Defesa Civil, Paulo Renato da Silva, destaca que no verão, os casos de afogamento em todo o País, praticamente, dobram. “O programa visa mostrar para as pessoas os riscos do afogamento, ajudando-as a prevenir sobre qualquer situação perigosa”, argumenta, lembrando que também foram realizados bloqueios educativos e distribuição de panfletos alusivos à campanha.

 

Chuvas

Paralelo ao alerta sobre afogamentos também estão sendo desenvolvidas pela Defesa Civil ações com objetivo de potencializar as ações capazes de minimizar os problemas resultantes do período das chuvas. A iniciativa conta com a colaboração das secretarias do Poder Público Municipal além de órgãos ligados à segurança pública e atendimentos de urgência e emergência. 

Entre os serviços realizados estão podas preventivas de árvores, obras de contenção, limpeza, alargamento e aprofundamento da calha de rios, recuperação de pontes, limpeza e desobstrução de bueiros, cadastramento de famílias que ocupam áreas de risco e assistência social. Em caso de alagamentos, desmoronamentos ou qualquer outro desastre natural provocado pelas chuvas basta a população ligar para o telefone 199 (GCM/Defesa Civil).

Compartilhe esta notícia
Oferecimento
Salles institucional
Oferecimento